Vitória promoveu atividades cívicas e culturais celebrando os 182 anos de elevação à cidade

PUBLICIDADE

Image
Image

Vitória promoveu atividades cívicas e culturais celebrando os 182 anos de elevação à cidade

Vitória de Santo Antão celebrou na terça-feira (06.05), 182 anos de elevação de vila à categoria de cidade. A programação foi iniciada pela manhã, com a alvorada musical, com a Banda Marcial Pedro Ribeiro. Em seguida, em ato cívico, foi realizada uma solenidade na Praça 03 de Agosto, bairro do Livramento, que contou com a participação da Banda Marcial 03 de Agosto, do Tiro de Guerra 07-004 e autoridades.

“Vitória de Santo Antão conquistou isso há 182 anos, mas tem a história de sua fundação, com a chegada de Diogo de Braga nestas terras, há cerca de 400 anos. Para preservar esse passado, nós temos que pensar no futuro e o futuro ele é preparado agora no presente, com muito trabalho e dedicação”, discursou o prefeito Paulo Roberto (MDB) durante a cerimônia que contou com o hasteamento das bandeiras.

Seguindo a programação, em parceria com o Instituto Histórico e Geográfico (IHGV), foi promovida uma tarde de atividades na Rua Imperial. O público contou com uma Exposição de Materiais do Tiro de Guerra, serviços de saúde, assistência social, apoio à mulher e atendimento do Pet Móvel, além da Caminhada Histórica, que contou com paradas temáticas em casarões, igrejas, praças e marcos urbanísticos. Alunos protagonistas das escolas municipais guiaram os participantes.

O encerramento das atividades aconteceu durante a noite no Teatro Silogeu Professor José Aragão, com a Sessão Solene. Na ocasião, aconteceu a assinatura oficial do Contrato de Parceria entre a Prefeitura da Vitória de Santo Antão e o Instituto Histórico e Geográfico, além de homenagens e lançamento do documentário “IHGV, o Relicário da Nossa História”, produzido pelo secretário Djalma Andrade.

No Silogeu, a solenidade contou também com homenagens aos associados do Instituto; apresentação do painel sensorial; e inauguração da placa em homenagem aos vitorienses que foram praças brasileiros ao combateram a 2ª Guerra Mundial na Itália.