Vereadores do Recife solicitam restauração do túmulo da vitoriense Martha de Hollanda

PUBLICIDADE

Image
Image

Vereadores do Recife solicitam restauração do túmulo da vitoriense Martha de Hollanda

Sem identificação alguma, este é o estado atual do túmulo de Martha de Hollanda. Foto: Júlio Gomes/LeiaJá

A Câmara de Vereadores do Recife aprovou o Requerimento para a restauração e identificação do túmulo de Martha de Hollanda Cavalcanti. O pedido feito pela vereadora Cida Pedrosa (PCdoB) após a publicação da série de reportagens do LeiaJá: Martha de Hollanda, a raiz do voto feminino em Pernambuco.

LeiaJá também: Martha de Hollanda, a raiz do voto feminino em Pernambuco: a revolução incendiária por cidadania política

Feminista, sufragista e escritora, Martha de Hollanda Cavalcanti foi a primeira mulher a reivindicar o direito ao voto em Pernambuco. Natural de Vitória de Santo Antão, ela é fundadora da Cruzada Feminista Brasileira e lançou a primeira candidatura feminina no Estado, em 1933.

Após a morte na década de 50, Martha foi enterrada no Cemitério de Santo Amaro, na área central do Recife. A reportagem visitou o túmulo e encontrou um buraco sem qualquer sinalização sobre a trajetória da escritora.

Aprovação na Câmara dos Vereadores

Ao defender o Requerimento, Cida Pedrosa destacou a importância de reintegrar a memória de Martha de Hollanda aos cenários político e cultural do Recife. A proposição nº 3970/2025 foi aprovada por unanimidade, em votação simbólica, na 28ª reunião ordinária da Câmara, na terça-feira (20.05). O texto seguiu para a Secretaria de Governo da Prefeitura do Recife na última quinta-feira (22).

“A gente precisa que o Cemitério de Santo Amaro seja um lugar que tenha o reconhecimento dos vultos históricos da nossa cidade e do nosso Estado. As pessoas morrem, mas suas memórias ficam para que a gente possa contar a história brasileira e Martha de Hollanda, essa mulher de Vitória de Santo Antão, faz parte da construção da história do Brasil, não só de Recife e Pernambuco, e o túmulo dela está abandonado. A Prefeitura do Recife e a Emlurb precisam restaurar este túmulo para que a memória de Martha de Hollanda seja conhecida pelos cidadãos e cidadãs da nossa cidade e pela juventude”, disse Cida em seu discurso aos vereadores presentes no plenário da Câmara do Recife.