UPAE Escada alerta para os riscos invisíveis à saúde ocular das crianças

PUBLICIDADE

Image
Image

UPAE Escada alerta para os riscos invisíveis à saúde ocular das crianças

No dia da Saúde Ocular, celebrado neste 10 de julho, especialista alerta que aumento do uso de celulares e tablets nas férias escolares, podem surgir sinais de cansaço visual e miopia precoce 

Durante o recesso escolar de julho, o tempo diante das telas costuma disparar, trazendo junto os riscos à visão infantil. A Unidade Pernambucana de Atenção Especializada Cícero Dias (UPAE Escada), na Zona da Mata Sul do Estado, chama atenção para o impacto do uso excessivo de telas na saúde ocular infantil, especialmente neste período.

Segundo o oftalmologista da unidade, Paulo Lins, o uso excessivo de celulares, tablets e TVs está diretamente ligado ao aumento de casos de miopia em crianças. Além disso, sintomas como coceira nos olhos, lacrimejamento e dor de cabeça podem ser sinais de alerta. “O paciente pisca menos quando está concentrado em uma tela, o que resseca mais o olho. Isso causa sensação de cansaço visual, dor de cabeça e olho seco”, explica o médico.

Os sintomas nem sempre são fáceis de notar, mas coceira frequente, olhos lacrimejando ou avermelhados e piscadas em excesso (fora da tela) são sinais comuns.

Outro efeito colateral sério é o aumento dos casos de miopia em crianças. “O olho míope cresce mais do que o normal. A falta de estímulo à visão de longe e a exposição prolongada às telas favorecem esse crescimento anormal do olho. E isso acontece principalmente na fase de desenvolvimento, quando a criança ainda está crescendo”, alerta Paulo.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmopediatria, o tempo de tela varia em relação à idade: nada de tela até os dois anos. Entre 2 e 5 anos, no máximo uma hora por dia. De 6 a 10 anos, duas horas. A partir da adolescência, o uso deve ser moderado e intercalado com pausas regulares.

Segundo Paulo, ficar muito próximo da televisão, aproximar os olhos de livros ou telas e demonstrar dificuldade para enxergar de longe são sinais de que pode haver alteração visual. “Nesses casos, é fundamental procurar um oftalmologista para investigar se já há necessidade de correção com óculos”, completa.

PREVENÇÃO – As atividades ao ar livre são aliadas poderosas. “A luz natural do sol ajuda a evitar alterações que favorecem o desenvolvimento da miopia, além de estimular a visão de longe. Isso reduz significativamente a progressão da miopia. Sempre que possível, priorizar brincadeiras fora de casa, com luz natural, e atividades que estimulem a visão à distância”, recomenda o oftalmologista.

UPAE ESCADA – Inaugurada em 31 de agosto de 2022, a UPAE Escada é uma unidade ligada à Secretaria Estadual de Saúde, com gestão da Fundação Gestão Hospitalar Martiniano Fernandes (FGH). É um serviço ambulatorial de média complexidade, sendo referência para a atenção primária de saúde na Zona da Mata Sul de Pernambuco e Região Metropolitana do Recife, acolhendo cerca de 300 mil moradores oriundos dos municípios de Escada, Amaraji, Primavera, Rio Formoso, Cortês, Sirinhaém, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca.