Dona Maria Viúva, de Glória do Goitá, celebra 1º lugar no Prêmio Patrimônio Vivo de Pernambuco

PUBLICIDADE

Image
Image

Dona Maria Viúva, de Glória do Goitá, celebra 1º lugar no Prêmio Patrimônio Vivo de Pernambuco

Já na primeira candidatura a conquista veio. Ela merece! É a primeira mulher eleita Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco no segmento do Maracatu de Baque Solto. É também a primeira mulher eleita Patrimônio Vivo de Goitá do Goitá, tendo em vista que há dois homens, como o Mestre Zé de Bibi e Mestre Zé Lopes (in memória). A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Glória do Goitá (SECULTE Glória), através do Laboratório de Criatividade, coordenado por Gilvanlido Ferreira, fez um esforço imenso para tudo isso acontecer. E foi de primeira!

Maria José de Farias, conhecida popularmente como Dona Maria Viúva, com 85 anos, é mestra do Maracatu Estrela da Tarde, em Glória do Goitá, dedicando 48 anos à preservação e transmissão do maracatu de baque solto. Mulher preta, analfabeta e moradora da zona rural, ela superou inúmeros desafios sociais e econômicos para manter viva uma tradição ancestral, ensinando filhos, netos, bisnetos e tataranetos. Reconhecida por sua liderança, Dona Maria é referência entre outros mestres e símbolo de resistência cultural.

O seu Maracatu carrega uma marca que o distingue de todos os outros maracatus rurais de Pernambuco: é o único grupo que mantém, de forma permanente, o uso tradicional da buzina como instrumento integrante de sua musicalidade. Essa especificidade não é fruto do acaso, mas resultado de uma exigência direta de Dona Maria. Sua trajetória é marcada pela oralidade, com poucos registros formais, refletindo a invisibilidade histórica de mulheres pretas na cultura popular. Ainda assim, sua importância é reconhecida amplamente, sendo exemplo raro de liderança feminina em um campo dominado por homens.

“A inclusão de Dona Maria no registro de Patrimônio Vivo de Pernambuco foi urgente e necessária, pois representa a valorização de uma linguagem cultural sub-representada, ampliando a diversidade e garantindo a continuidade do maracatu rural para as futuras gerações”, registrou Gilvanildo Ferreira, Secretário Executivo e Coordenador do Laboratório de Criatividade – LABCRIA. Segundo ele, a SECULTE Glória orgulha-se profundamente de ter colaborado na inscrição da candidatura de Dona Maria Viúva. “Sua aprovação já na primeira tentativa, entre os mais de 130 concorrentes, é motivo de grande alegria e reconhecimento pelo valor inestimável de sua trajetória na cultura popular”.