Profissionais da saúde bucal recebem capacitação para atender gestantes

PUBLICIDADE

Image
Image

Profissionais da saúde bucal recebem capacitação para atender gestantes

O cuidado odontológico é tema de atualização de profissionais da Atenção Primária. As aulas são realizadas em Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Olinda, Recife e Vitória de Santo Antão.

Cirurgiões dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal que atuam na Atenção Primária da rede estadual de Saúde participam de uma capacitação para atender gestantes. Ao todo, 400 profissionais da Saúde realizam o processo desde o dia 12 de março na  Escola de Saúde Pública de Pernambuco (ESPPE).

A capacitação é promovida pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Coordenação Estadual de Saúde Bucal e segue até o dia 2 de maio. A ação é direcionada às equipes da I Regional de Saúde (I Geres) cujos municípios não atingiram a meta mínima de atendimento odontológico às gestantes durante o pré-natal em 2023.

Estes municípios deveriam ter ofertado pelo menos uma consulta odontológica a 60% das gestantes. Entre os locais que não atingiram a meta estão Abreu e Lima, Itamaracá, Paulista, Vitória de Santo Antão, Chã Grande, Jaboatão dos Guararapes, Ipojuca, Recife, Camaragibe e Olinda. 

Também participarão da capacitação os profissionais de saúde bucal que atuam no Sistema Prisional, voltado para a assistência às gestantes detentas.

“É importante que sejam fomentadas ações de formação destes profissionais visando conseguir efetivar a política de saúde pública e efetivar o cuidado com o paciente. Diante disso, esperamos um profissional qualificado tecnicamente para atender essas gestantes e, como consequência, uma melhoria nos indicadores municipais”, explica a coordenadora de Educação Profissional em Saúde da ESPPE, Kellyane Santos.

As aulas serão realizadas em Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Olinda, Recife e Vitória de Santo Antão.

“Este curso é uma das estratégias da Coordenação Estadual de Saúde Bucal para fortalecer e aprimorar a Atenção Primária à Saúde Bucal nos municípios do Estado. Seu objetivo principal é fortalecer a atuação dos profissionais de saúde bucal no pré-natal, reconhecendo a importância do pré-natal odontológico na detecção precoce de doenças, bem como no processo de orientação e promoção de hábitos saudáveis. Tais medidas visam garantir não apenas a saúde bucal da pessoa gestante, mas também o bem-estar geral dela e do bebê durante e após a gestação”, destaca a Coordenadora de Saúde Bucal da SES-PE, Pamella Paixão.

Durante o curso, os profissionais receberão a cartilha “Pré-natal no Dentista. Mito ou verdade?”, que irá destacar que doenças como a gengivite e a periodontite podem aumentar o risco de complicações na gravidez e influenciar no nascimento do bebê, influenciando no parto prematuro ou o baixo peso do bebê ao nascer. Além disso, a cartilha desmistifica mitos e verdades sobre os cuidados com a saúde bucal. Entre eles o uso de anestesia, que no caso de gestantes é permitido, pois existem anestésicos seguros para este público.

Outro mito apresentado é o enfraquecimento dos dentes durante a gestação por conta da perda de cálcio para formação dos dentes do bebê. Na verdade, tanto o cálcio quanto os nutrientes necessários para formar os dentes dos bebês vêm da própria alimentação da gestante.

A cartilha também mostra o que é verdade sobre a saúde bucal, como a interferência das mudanças hormonais que acarretam o aumento dos níveis de inflamação da gengiva. A cartilha “Pré-natal no Dentista” também reforça como fazer a higiene bucal adequada em cada etapa da escovação, e traz uma observação importante para quem está gestando e que sofrem com enjoos nos primeiros meses: caso isso aconteça, a gestante deve fazer um bochecho com água e aguardar 30 minutos para escovar os dentes.

Diário de Pernambuco