Polícia Civil PE realiza Operação Street Fair contra homicídios, tráfico e lavagem de dinheiro

PUBLICIDADE

Image
Image

Polícia Civil PE realiza Operação Street Fair contra homicídios, tráfico e lavagem de dinheiro

Delegada Gabrielle Nishida, gestora do DENARC; e o Delegado Marconi Lustosa, titular da 5ª DPRN. Fotos: Divulgação

Na quarta-feira (16.10), a Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) deflagrou a Operação Street Fair, que cumpriu oito mandados de prisão contra suspeitos de envolvimento em homicídios, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro. A Operação, coordenada pelo Delegado Marconi Lustosa, titular da 5ª Delegacia de Polícia de Repressão ao Narcotráfico (5ª DPRN), pelo qual ocorre em oito cidades de Pernambuco e duas no Mato Grosso.

As cidades alvo da ação são: Recife (PE); Jaboatão dos Guararapes (PE); Cabo de Santo Agostinho (PE); Vitória de Santo Antão (PE); Abreu e Lima (PE); Tacaimbó (PE); Igarassu (PE); Limoeiro (PE); Várzea Grande (MT); Rondonópolis (MT).

Além dos sete mandados de prisão efetuados, também foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão domiciliar. As ordens judiciais foram emitidas pela Comarca de Feira Nova, localizada no Agreste de Pernambuco. O objetivo é desmantelar uma organização criminosa que atua nos crimes de tráfico de drogas, homicídio e lavagem de capitais na cidade de Feira Nova.

As investigações que levaram à operação começaram em 2021. A operação envolve 60 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães. Imagens divulgadas pela Polícia mostram apreensões de maços de dinheiro, mas o valor total ainda não foi informado. Segundo a Delegada Gabrielle Nishida (titular do DENARC), há uma forte relação entre a lavagem de dinheiro com o tráfico de drogas, sendo que o esforço de hoje foi justamente a desarticulação da sustentação financeira dessa organização criminosa.

O líder do grupo criminoso (J. A. S.) possui um histórico criminal bastante significativo. Exerce a função de principal fornecedor de drogas e armas para os integrantes da organização criminosa. Atualmente (V.J.B.R.) encontra-se recolhido no Presídio da Vitória de Santo Antão.

A ação contou com a participação da Diretoria de Polícia Especializada de Pernambuco e da Polícia Judiciária de Mato Grosso.