Instituto Histórico e Geográfico da Vitória promoveu solenidade para celebrar o dia 06 de maio

PUBLICIDADE

Image
Image

Instituto Histórico e Geográfico da Vitória promoveu solenidade para celebrar o dia 06 de maio

Por Lissandro Nascimento

Dentre as atividades alusivas aos 180 anos da elevação de Vitória à categoria de cidade completados no dia 06 de maio, o Instituto Histórico e Geográfico da Vitória de Santo Antão (IHGVSA) promoveu na noite da sexta-feira (05.05), no Teatro Silogeu Professor José Aragão, na Matriz, homenagens e condecorações, dentre elas, o Prefeito de Vitória – Paulo Roberto (MDB) – e o Instituto Histórico de Olinda (PE), representado pelo Sr. Caesar Sobreira, entidade fundada em 1951 pelo jornalista e escritor olindense Gastão Manguinho, os quais foram agraciados com a medalha de ouro em celebração aos 70 anos do Instituto, patrimônio cultural do nosso Município.

A sessão solene também contou com a apresentação do grupo vitoriense Máquina Teatral, com a peça “Vitória, preserva tua história!”, contando os fatos mais importantes de nossa história local, sob a autoria da historiadora Fátima Santos. O sócio do Instituto e flautista Jones Pinheiro deu um toque especial ao evento, tocando belíssimas músicas. Houve logo depois a posse de dois novos sócios, ainda o registro da contribuição fornecida pelo Bloco Carnavalesco Os Barrigas D’água, além da aposição das fotografias dos sócios da Casa (in memorian), do professor e carnavalesco Elias Ramalho e do Dr. Gilson Ferrer de Morais.

O museu em homenagem ao prefeito Paulo Roberto, que também é sócio do Instituto Histórico, destacou que o atual gestor da Vitória de Santo Antão renovou o convênio da Prefeitura com a instituição. Trata-se de uma cooperação técnica e financeira que se estende até novembro de 2024, permitindo ao IHGVSA investir na aquisição de material para manutenção e reforma predial, na contratação de funcionários, aluguéis de veículos e consumo de combustíveis. Prestigiaram a solenidade o secretário municipal de Educação – Carmelo Souza, Serafim Lemos – presidente da Academia Vitoriense de Letras, vereadores, parentes dos homenageados e diversas autoridades públicas.

O Instituto Histórico e Geográfico da Vitória foi idealizado pelo então promotor público do Município, Djalma Raposo, sendo fundado no dia 19 de novembro de 1950.