Presidente do Iterpe, Henrique Queiroz discute Propriedade Legal com Secretário da Fazenda

PUBLICIDADE

Image
Image

Presidente do Iterpe, Henrique Queiroz discute Propriedade Legal com Secretário da Fazenda

Em continuidade ao trabalho de ampliar as ações fundiárias do Programa Propriedade Legal em Pernambuco, o presidente do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Pernambuco (Iterpe), Henrique Queiroz, articulou nova reunião, dessa vez com o secretário da Fazenda, Décio Padilha. O encontro, realizado na quarta-feira (02.06), teve como objetivo discutir conjuntamente a reestruturação orçamentária do órgão.

Na ocasião, o presidente retratou a alta adesão das prefeituras para implementar o Programa nos municípios, detentoras de muitas áreas passíveis de regularização de assentamentos estaduais, territórios quilombolas e atualização da malha fundiária para titular as famílias do campo, por meio do georreferenciamento dos imóveis.

Dentre outras pautas levantadas para a reestruturação orçamentária do órgão está voltada à alavancar a Reforma Agrária por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF), política nacional criada para contribuir com a reforma agrária e na resolução de alguns dos conflitos fundiários.  Tendo em vista que o programa permite a aquisição de áreas que não podem ser desapropriadas, ampliando a redistribuição de terras.

Outras ações de alta relevância relatadas, durante a reunião, estão voltadas à regularização dos Refúgios de Vida de Matas Silvestre, que demandam recursos para os levantamentos sócio-ocupacionais que visam contribuir nos processos de reassentamento das famílias que vivem nessas áreas e o levantamento topográfico dos imóveis rurais.

“A reunião representou a oportunidade de discutirmos as demandas orçamentárias do Iterpe que são imprescindíveis para avançarmos nas metas prioritárias do Governo do Estado voltadas ao desenvolvimento agrário de Pernambuco”, afirmou Henrique Queiroz.

A reunião contou com a participação do deputado Henrique Queiroz Filho (PL), que vem atuando em parceria com o Iterpe no levantamento dos pleitos da população rural, e o assessor de Monitoramento de Projetos e Programas do Instituto, Cleodon Ricardo.