Encontro em Lagoa de Itaenga debateu Política Estadual de Educação Ambiental

PUBLICIDADE

Image
Image

Encontro em Lagoa de Itaenga debateu Política Estadual de Educação Ambiental

Promovida pelo Comitê Gestor do Projeto Verdeporto, a reunião foi realizada no Cineteatro da Geração Futuro

O Comitê Gestor do Projeto Verdeporto segue fortalecendo o debate sobre as questões ambientais do Município de Lagoa de Itaenga, na Mata Norte de Pernambuco. Na última segunda-feira (15.04), o grupo, que é formado por representantes da gestão pública municipal, do poder legislativo, de conselhos municipais de políticas públicas e de organizações, associações e sindicatos rurais, se reuniu para mais um encontro, no Cineteatro da Geração Futuro.

A atividade, que marcou a primeira reunião do Comitê Gestor no ano, trouxe em pauta uma apresentação sobre a Política Estadual de Educação Ambiental, envolvendo a discussão sobre os seus princípios e diretrizes na implementação nos municípios pernambucanos. O momento, que abriu debate sobre a temática, foi facilitado pela gestora técnica de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha do Estado de Pernambuco (Semas-PE), Lays Camila.

Para a gestora técnica, o encontro legitima a atuação do Projeto Verdeporto em torno do que orienta a Política Estadual de Educação Ambiental. “Foi um momento de compartilhamento e de muito aprendizado, inclusive para nós da Semas-PE. Pudemos perceber que a Geração Futuro já executa muito do que a Política de Educação Ambiental orienta, por meio de toda essa articulação com a sociedade civil e gestão municipal. Então, essas práticas desenvolvidas pelo Projeto Verdeporto fortalecem as políticas públicas na área do Meio Ambiente em nosso Estado”, explicou Lays Camila.

“É um trabalho importantíssimo e queríamos que todas as instituições que nos procuram tivessem essa atuação forte como a Geração Futuro tem, principalmente com o Projeto Verdeporto com toda essa amplitude trazendo a atuação e o protagonismo na construção de conhecimento sobre educação ambiental para o público idoso”, disse a gestora técnica de Educação Ambiental da Semas-PE sobre o protagonismo adquirido pelas pessoas idosas do Projeto sobre a temática. “Fazer com que elas estejam ativas e, principalmente, ajudando na pauta ambiental e cuidando do Meio Ambiente mostra que o Projeto Verdeporto está na ponta executando aquilo que a Semas-PE constrói para a Política de Educação Ambiental”, completou Lays.

Sobre o Comitê Gestor: Faz parte do conjunto de ações do Projeto Verdeporto e visa a integração entre diversos setores da sociedade para o fortalecimento de ações sustentáveis e de acompanhamento do processo de mobilização, reflorestamento e arborização no município. O Comitê também é um espaço estratégico de articulação e mobilização de parceiros, possibilitando novos caminhos na defesa ao Meio Ambiente.

Sobre o Projeto Verdeporto: A iniciativa envolve pessoas idosas na formação em Agentes de Desenvolvimento Ambiental, no reflorestamento, na arborização e sensibilização de pessoas e organizações, recuperando áreas degradadas para a promoção da qualidade de vida e para um meio ambiente sustentável. O Projeto conta com a parceria das prefeituras de Lagoa do Itaenga, Cabo de Santo Agostinho, Ipojuca, Jaboatão dos Guararapes e Vitória de Santo Antão, e o apoio da Ticket Serviços, Dimensional, Edenred, Nortel, Bayer, Simpress, Madre Seguros, Itaú Social, BBC Digital, BASF, Roca, Banco Daycoval, Elo, Simpar, JSL, Movida, Suzano, Usiminas, Sonepar e Grupo Ultra.