Deputada pede inclusão da vitoriense Martha de Hollanda entre heróis e heroínas de Pernambuco
A trajetória da escritora e líder feminista foi publicada pelo LeiaJá na série de reportagens “Martha de Hollanda, a raiz do voto feminino em Pernambuco”
Victor Gouveia, LeiaJá
O nome da escritora e feminista Martha de Hollanda Cavalcanti pode ser inscrito no Livro do Panteão dos Heróis e das Heroínas de Pernambuco – Fernando Santa Cruz. O pedido de homenagem à primeira mulher a reivindicar o voto no estado é da deputada Socorro Pimentel, do União Brasil.
Em maio, o LeiaJá publicou uma série de reportagens sobre Martha de Hollanda, que inclusive, motivou um pedido de restauro do seu túmulo, localizado no cemitério de Santo Amaro, no Centro do Recife. A solicitação foi aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores do Recife e aguarda resposta da Prefeitura.
O Projeto de Resolução 2990/25, da líder do governo na Alepe, Socorro Pimentel (União), solicita a inclusão de Martha de Hollanda no livro que reúne personalidades que contribuíram para a formação da identidade pernambucana, na defesa dos direitos humanos e na luta por democracia e justiça social no estado.
Martha de Hollanda – Feminista, sufragista e escritora, Martha de Hollanda Cavalcanti foi a primeira mulher a reivindicar o direito ao voto em Pernambuco, em 1928. Natural de Vitória de Santo Antão, ela também fundou a Cruzada Feminista Brasileira no Recife e, em 1933, lançou a primeira candidatura feminina no Estado.