Concurso Público é o que determina a Constituição brasileira, lembra Sintepe
O Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação de Pernambuco – Sintepe vê com preocupação e indignação o chamado para uma nova seleção de contratações temporárias, que inclusive subtrai muitos direitos, para a rede estadual de ensino de Pernambuco, em detrimento do concurso, que deve ser a via de contratação no serviço público de acordo com a Constituição Federal.
Esta seleção é a prova de que o último concurso de professores que expirou deveria ter sido prorrogado e que é preciso convocar imediatamente todo o cadastro de reserva que fez os últimos concursos.
Também, acerca das contratações de Psicólogos, o Sintepe defende que é importantíssimo que estes sejam concursados, pois estes profissionais devem fazer um acompanhamento permanentemente e não temporário nas escolas, não podendo ficar a mercê de contratação que não garantem a continuidade do trabalho com os estudantes.
A grande quantidade de contratações temporárias sem estabilidade e os direitos garantidos na rede estadual de ensino é comprovadamente prejudicial para a Educação, pois impede que estes profissionais tenham segurança de renda e salário, acesso à assistência e direitos trabalhistas.
O SINTEPE