Ação de órgãos de controle no município de Escada transformam lixão em aterro sanitário

PUBLICIDADE

Image
Image

Ação de órgãos de controle no município de Escada transformam lixão em aterro sanitário
Lixão em janeiro de 2014 / Aterro sanitário em dezembro de 2014

Lixão em janeiro de 2014 / Aterro sanitário em dezembro de 2014

Servidores do TCE-PE participaram, na última segunda-feira (13), da reunião do Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul Pernambucana – COMSUL, realizada no município de Ribeirão, Mata Sul do Estado. O objetivo do encontro foi a apresentação do Plano de Recuperação do Aterro Sanitário de Escada e a assinatura de termo aditivo ao Termo de Compromisso Ambiental – TCA, firmado entre os oito municípios integrantes do referido consórcio que compartilham o Aterro Sanitário de Escada, e o Ministério Público de Pernambuco – MPPE.

A reunião, que contou com a presença dos servidores do Tribunal de Contas, Alfredo Montezuma e Pedro Teixeira, do Núcleo de Engenharia, e Noemi Caldas, do Gabinete do conselheiro Ranilson Ramos, também proporcionou a realização de um debate sobre a atuação do COMSUL e dos órgãos de controle, como o TCE-PE, o MPPE e a Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH, na temática resíduos sólidos. As ações de recuperação do aterro sanitário de Escada começaram em 2013, com a assinatura do TCA. Na época, as condições do local eram de um “lixão”. Essa situação perdurou até o final de 2014, quando o aterro voltou a funcionar de forma adequada, o que evidenciou a atuação exitosa dos gestores municipais integrantes do consórcio e dos órgãos de controle.

O engenheiro do TCE, Alfredo Montezuma, que compôs a mesa dos debates, parabenizou a todos os envolvidos pelo excelente resultado alcançado e ressaltou a importância da atuação dos consórcios públicos intermunicipais e das parcerias entre os órgãos de controle e os seus jurisdicionados na busca pelo aprimoramento da gestão pública.  Após a reunião, os representantes do COMSUL, do TCE-PE e do MPPE fizeram uma visita ao Aterro Sanitário de Escada para constatar o seu correto funcionamento.

Com informações do TCE