UPAE Escada fortalece linha do cuidado da Gastroenterologia com novos exames

PUBLICIDADE

Image
Image

UPAE Escada fortalece linha do cuidado da Gastroenterologia com novos exames

Localizado no Município de Escada, Zona da Mata Sul de Pernambuco, a Unidade Pública de Atenção Especializada Cícero Dias (UPAE Escada) passa a ofertar, neste mês de novembro, dois novos exames: Endoscopia Digestiva Alta e Colonoscopia. O início dos novos serviços será nesta sexta-feira (22.11), a partir das 7h30, e contará com a presença da secretária executiva de Atenção à Saúde da Secretaria Estadual de Saúde (SES/PE), Domany Cavalcanti.

Procedimentos importantes para o cuidado integral da saúde digestiva, ao permitir o diagnóstico precoce e o acompanhamento de diversas condições gastrointestinais, ambos os exames vão garantir que a unidade passe a oferecer, agora, toda a linha do cuidado da Gastroenterologia, especialidade responsável por diagnosticar, tratar e prevenir doenças do sistema digestivo, que inclui órgãos como o esôfago, estômago, intestinos, fígado, vesícula biliar e pâncreas.

A perspectiva é ofertar, inicialmente, 120 novos exames por mês, sendo 80 de Endoscopia Digestiva Alta e 40 de colonoscopia. “Ao abrir novos serviços, é importante começarmos com apenas um percentual de nossa capacidade. Desse modo, a expectativa é, nos próximos meses, irmos ampliando nossa oferta, tendo em vista que nossa capacidade é de 230 procedimentos, sendo 150 de Endoscopia e 80 de colonoscopia”, explicou a coordenadora geral da unidade, Elaine Souza.

UPAE ESCADA – Inaugurada em 31 de agosto de 2022, a Unidade Pernambucana de Atenção Especializada Cícero Dias – UPAE Escada – é um serviço ambulatorial de média complexidade, referência para a atenção primária de saúde na Zona da Mata Sul de Pernambuco e Região Metropolitana do Recife, acolhendo cerca de 300 mil moradores oriundos dos municípios de Escada, Amaraji, Primavera, Rio Formoso, Cortês, Sirinhaém, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca.

Para ser atendido em uma UPAE, o usuário deve ser regulado por meio da Central de Regulação de sua Gerência Regional de Saúde. Para tanto, deve procurar o serviço de saúde básica mais próximo de sua residência e, no caso de necessidade, a própria unidade faz a solicitação do encaminhamento.