Vitoriense Rosângela Martins lança seu segundo livro neste sábado (17)
A jornalista, ex-empresária e escritora vitoriense Rosângela Martins lança-se no mercado editorial com o seu primeiro livro solo “Pedacinhos de Amor”. Com uma pequena coletânea de 19 poemas, sua obra foi premiada no 1º Concurso Trapiche de Contos e Poemas promovido pela Editora Nordeste Cartoneiro e terá seu lançamento neste sábado (17/02), a partir do meio-dia, no Quiosque Estação do Sol, na beira mar de Tamandaré, litoral sul pernambucano.
“Pedacinhos de Amor” traz poemas de temas variados, porém o amor é a principal temática. Eles foram escritos ao longo dos anos, durante as poucas horas de folga que teve, já que a família e o trabalho eram prioridades. Segundo a autora, outros livros já estão a caminho nos segmentos de romance e contos. Tendo atuado como empresária por 25 anos no comércio da Vitória de Santo Antão, Rosângela Martins, vitoriense de coração, pretende adentrar de vez no mundo literário.
A obra, inclusive, para aqueles que não puderem comparecer neste sábado, a partir das 12 horas, poderá adquirir um exemplar no Facebook da Nordeste Cartoneiro.
PERFIL:
Aos 15 anos, em 1979, Rosângela Martins ficou em 2º lugar no concurso Jovem Escritor Carioca, promovido entre todos os estudantes da cidade do Rio de Janeiro, com o conto “No Auge da minha dor”. Teve o primeiro livro publicado aos 18 anos, com textos seus e de seu irmão, com coletâneas de contos e poesias, intitulado “O outro lado da Porta”, pela Editora Shogum (RJ), de Cristina Oitica e Paulo Coelho.
Após a formatura na Faculdade FACHA (RJ), em jornalismo, a dedicação à família e ao trabalho deixou o prazer de escrever suspenso por algum tempo. Hoje, casada, com três filhos já formados e estando aposentada de suas atividades, tendo atuado por 25 anos no segmento de supermercados em Vitória de Santo Antão, tenta retomar o antigo prazer de escrever.
Teve poesias selecionadas e constantes das seguintes antologias poéticas:
. em 2013… Prêmio Poesia Livre/Concurso Nacional Novos Poetas, com “Casulo”/Editora Vivara
. em 2016… Concurso Nacional Novos Poetas, com a poesia “A noite e o dia”/Editora Vivara
. em 2017… Prêmio Poetize/concurso Nacional Novos Poetas, com “Mulher”/Editora Vivara.
SEGREDOS
Nas armadilhas do amor me vejo presa.
E por suas águas envolventes, condenada a vagar.
Sentimentos e desejos trancados nesta represa.
Com o medo de a qualquer momento transbordar.
Corro o risco de provocar o mundo e causar surpresa
Com passagens da minha vida que não posso contar.
Por isso, sigo com imenso cuidado e total sutileza,
Para neste traiçoeiro mar de segredos não me afogar.
Sob o manto de ovelha, está uma tigresa.
Enjaulada e à espreita querendo se soltar.
E a presa tão esperada, vigiada e indefesa,
Lenta e cuidadosamente imagina devorar.
Encolhida e limitada, abate-me a tristeza.
Reclusa, o que posso fazer é apenas esperar.
Mas, por minha soltura daria qualquer riqueza,
Para ficar livre e este segredo poder revelar.