Visitas: 17.545.881

A Voz da VitóriaA Voz da Vitória
Glória do Goitá

Vitória conta com três finalistas no Circuito Pernambucano de Rimas

  • Lissandro Nascimento
Vitória conta com três finalistas no Circuito Pernambucano de Rimas

Realizada pela Batalha da Escadaria, no sábado (26/9), na Rua Mamede Simões – Recife, final estadual reúne 16 MCs de sete municípios da RMR, Zona da Mata Norte e do Sertão

O Circuito Pernambucano de Rimas é realizado tradicionalmente pela Batalha da Escadaria, do Recife. Em 2026, a final estadual ocorre no sábado (26.09), às 17h, com palco na Rua Mamede Simões, na Boa Vista. São 16 MCs que chegam à final — após cada um conquistar uma das 14 seletivas/batalhas desta temporada —, em busca do título que vale a classificação para o Duelo de MCS Nacional, com sede em Belo Horizonte/MG. O Nacional tem a tradição de acontecer no estado de Minas Gerais, no mês de novembro.

Com realização independente da própria Batalha da Escadaria, a 14ª edição do Circuito Pernambucano de Rimas traz rimadores e rimadoras autorais de sete municípios — Recife, Olinda, Goiana, Camaragibe, Glória de Goitá, Vitória de Santo Antão e Arcoverde, entre RMR, Zona da Mata Norte e Sertão. Além disso, é a primeira vez que três mulheres estão na final estadual: Dith (Camaragibe), N.I.X (Arcoverde), ambas foram finalistas em 2025, e Lety (Recife).

Também chegam para a final: Professor (Goiana); Nandinho (Glória de Goitá); Yamasaki, Drax e Vitú (Vitória de Santo Antão); Neto e Alefree (Olinda); Ninja, Hogue, Pacheco, Jason, R. Prince e Back ZN (Recife). O detalhe é que, depois do Recife, Vitória de Santo Antão é o Município com mais finalistas (três representantes).

“O fato da classificação de três mulheres para a final é uma conquista de dentro do movimento hip hop, sendo fruto da criação da batalha da diversidade, com mulheres, pessoas não-binárias e homens trans entre as seletivas por regiões de Pernambuco”, destaca o pernambucano Luiz Carlos, criador da Batalha da Escadaria e referência do movimento hip hop.

Vale dizer que o atual campeão estadual é Vitú. Ele está com três títulos do Circuito Pernambucano (2018, 2023 e 2025), além de quatro disputas do Duelo de MCs Nacional, uma a mais do que o número de conquistas do estadual, isso porque classificou-se por meio da repescagem (temporada 2020/2021). Dos finalistas, Jason compõe a lista de campeões locais, levando no ano de 2024, assim como Hogue, em 2022.

O Circuito Pernambucano de Rimas 2026 reúne uma mesa de júri, formada por Fabidonas, Kabral, Pedrinho e Ed Black, a apresentação de Tai Mc e May Bezerra e a discotecagem do Dj Vlayck, de Vitória de Santo Antão. Praticamente toda a equipe envolvida com o estadual é pernambucana, periférica e diversa, dialogando com narrativas e perspectivas de identidade racial, gênero, classe social, além do pertencimento local e ocupação do espaço público, a partir da preservação da memória.

Patrimônio Cultural Imaterial da cidade do Recife e duelo de hip hop mais antigo do Norte-Nordeste, a Batalha da Escadaria está em atividade desde 2008, de maneira autônoma e organicamente. Referência e resistência da cultura de rua, a Escadaria mantém viva a cena urbana, periférica e independente, englobando diversas artes comunitárias, como audiovisual, rap, grafite, música etc. O encontro da batalha é no cruzamento da Rua do Hospício com a Avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife.

Ao longo dos anos, a Batalha da Escadaria tem formado novas gerações de MCs. Até hoje, rimadoras, rimadores, amizades e amantes da cultura hip hop fazem acontecer o movimento artístico-cultural de rua.

NACIONAL
Em 2026, o Duelo de MCs Nacional é disputado nos dias 21 e 22 de novembro, no local de sempre, o Viaduto Santa Tereza, localizado no centro de Belo Horizonte. Os primeiros movimentos nacionais foram no ano de 2007, com o coletivo Família de Rua, de Belo Horizonte, e desde 2012 existe a disputa, reconhecida como a mais tradicional de rimas do País. No total, 32 MC’s representaram todos os estados da federação e do Distrito Federal.

NORDESTE
Natural de Salvador/BA e morador do bairro de Águas Claras, Caio Lima Silva de Souza, artisticamente conhecido como Japa, é o atual campeão do Duelo de MCs Nacional, vencendo a final contra MC Barreto, de São Paulo/SP.

14ª edição do Circuito Pernambucano de Rimas
Onde: Rua Mamede Simões (bairro de Santo Amaro, Recife/PE)
Quando: 26 de setembro (sábado), às 17h
Quanto: Entrada gratuita

Finalistas de 2026

Alefree (Recife)
Back ZN (Recife)
Dith (Camaragibe)
Drax (Vitória de Santo Antão)
Houge (Recife)
Jason (Recife)
Lety (Recife)
Nandinho (Glória de Goitá)
Neto (Olinda)
Ninja (Recife)
N.I.X (Arcoverde)
Pacheco (Recife)
Professor (Goiana)
R Prince (Recife)
Vitú (Vitória de Santo Antão)
Yamasaki (Vitória de Santo Antão)

Mesa de júri: Fabidonas, Kabral, Pedrinho e Ed Black
Apresentação: Tai MC e May Bezerra
Discotecagem:  Dj Vlayck

Lista de MCs de Pernambuco no Duelo de MCs Nacional 
2012 – Gênio
2013 – Tai
2014 – Salsi
2015 – Mano Sid
2016 – Tai
2017 – HB
2018 – Vitú
2019 – Vinícius ZN
2020/2021 – Vinícius ZN e Vitú (repescagem)
2022 – Hogue
2023 – Vitú e Vinícius ZN (repescagem)
2024 – Jason
2025 – Vitú.