UPAE Escada dobra oferta de mamografias no Outubro Rosa
No mês dedicado às campanhas de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, a UPAE Escada, na Zona da Mata Sul do Estado, dobrou o número de vagas para a realização de mamografias na unidade. No Outubro Rosa, a expectativa é realizar 1 mil exames pelo serviço, que mensalmente oferta 500 procedimentos.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
Quanto mais cedo for feito o diagnóstico da doença, maiores as chances de cura. A mamografia é um exame que permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno.
As vagas para realização de mamografia são destinadas a pacientes que não realizaram o exame no último e com mais de 40 anos. As interessadas devem procurar a unidade básica de saúde mais perto de casa para solicitar o encaminhamento para a UPAE Escada.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja, alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento do câncer de mama entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.
SERVIÇOS:
A UPAE Escada, localizada na Rua Eng. Alves de Souza, 737 – Jaguaribe, hoje, serve de apoio aos municípios de Escada, Amaraji, Primavera, Rio Formoso, Cortês, Sirinhaém, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca através de consultas médicas, consultas com equipe multidisciplinar, exames complementares e sessões de reabilitação. No total, 68 colaboradores estão envolvidos na prestação de um serviço humanizado e sustentável, possibilitando assistência e acompanhamento a 300 mil moradores da Mata Sul.