Sintepe vai ao Palácio exigir aplicação do Piso do Magistério em Pernambuco

PUBLICIDADE

Image
Image

Sintepe vai ao Palácio exigir aplicação do Piso do Magistério em Pernambuco

A direção do Sintepe (Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco) protocolou na terça (24.01) às 8h, no Palácio do Campo das Princesas, um ofício exigindo ao Governo do Estado a aplicação do Piso Salarial Nacional do Magistério na carreira de todos os servidores da Educação em Pernambuco. O Piso foi definido em 2023 por Portaria do MEC (Ministério da Educação) no valor de R$ 4.420,55, uma atualização de 14,95% em relação ao piso do ano passado, que era de R$ 3.845,63.

O Sintepe cobra do Governo do Estado que esse percentual do Piso (14,95%) seja repercutido em toda a carreira dos servidores da Educação em Pernambuco, sejam eles professores, analistas educacionais, auxiliares e assistentes administrativos, ativos e aposentados.

O Sindicato considera que aplicar o percentual do Piso de 14,95% em toda a carreira da Educação significa valorizar servidores em início de carreira, mas também aqueles que estão contribuindo com a educação pública em Pernambuco a mais tempo e que já recebem um pouco acima do piso.

De acordo com o Sintepe, não houve ato político nem protesto neste momento, apenas a presença breve da direção do Sindicato no protocolo do Palácio. A presidente Ivete Caetano reafirmou a urgência na convocação dos 2.907 professores concursados que foram aprovados no último concurso de 2022, assim como solicitou agilidade do Governo no calendário de pagamento das parcelas remanescentes de 2022 e da parcela de 2023 do Precatório do Fundef.