Professor da UFPE Vitória lançará em 17 de julho Livro Saúde Mental, Gestão, Produção e Redes de Cuidado
A obra “Saúde Mental, Gestão, Produção e Redes de Cuidado” será lançada no dia 17 de julho, às 15h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE (CFCH), em Recife. Organizado pelos professores José Marcos da Silva, doutor em Direitos Humanos, Saúde Global e Políticas da Vida pela Fiocruz, e Darlindo Ferreira, doutor em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo, o livro reúne capítulos escritos por profissionais da Residência Multiprofissional em Interiorização da Atenção em Saúde, participantes do Curso de Especialização em Saúde Mental, além de estudantes de graduação do Centro Acadêmico de Vitória de Santo Antão da UFPE.
Dividida em duas partes (Ensaios teórico-conceituais, com ênfase nos fundamentos da saúde mental como produção de vida e Práticas de pesquisa e extensão, com relatos e análises de intervenções nos territórios do SUS), o livro aborda temas relacionados à saúde mental sob a ótica da “Gestão do cuidado, da produção de vida e das redes de atenção”, com forte ancoragem nas políticas públicas brasileiras. Os principais eixos temáticos são: Atenção Psicossocial e Reforma Psiquiátrica Brasileira, Saúde mental na Atenção Básica em Saúde (ABS), Intersetorialidade e práticas de cuidado em liberdade, Saúde mental infantil, escolar, do trabalhador e da população em situação de rua, Práticas integrativas e complementares, Produção de vida e cuidado em rede, Relação entre sujeito, família e território, Experiências de residência, extensão e especialização em saúde mental.
Para ter acesso à publicação, é preciso entrar em contato com os organizadores.
Sobre o processo de produção da obra, o professor Darlindo Ferreira reitera que a coletânea nasce da confluência entre ensino, pesquisa e extensão universitária, integrando: Experiências do Programa de Residência em Interiorização da Atenção à Saúde (PRMIAS); O curso de Pós-Graduação lato sensu em Saúde Mental, Gestão, Produção e Redes de Cuidado (CAV/UFPE); e os Projetos de extensão como o “Acontecer do Cuidado” e o “Laboratório de Saúde Mental, Ecologias e Práticas Inovadoras”. “O processo foi colaborativo e incluiu capítulos elaborados por estudantes, residentes, professores e extensionistas, resultando numa produção plural, crítica e territorializada. O esforço editorial também representou uma resistência ao desfinanciamento da educação e da saúde pública”, revelou Ferreira.
Ele destaca ainda que a obra se insere num cenário de retrocessos nas políticas de saúde mental, marcado por: desmonte da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); incentivo à reabertura de hospitais psiquiátricos e comunidades terapêuticas; crescimento de uma lógica manicomial, medicalizante e excludente; estigmatização de pessoas com sofrimento psíquico. “Frente a esse contexto, a coletânea propõe uma abordagem fundamentada na “ética do cuidado, na produção de vida e na defesa dos direitos humanos”, fortalecendo a atuação da atenção básica, dos territórios e dos vínculos comunitários”, disse o professor e organizador. A publicação é um importante contributo para o fortalecimento das práticas em saúde mental, abordando de forma crítica e sensível temas que dialogam com os desafios da gestão, da produção de cuidado e das redes de atenção psicossocial.
SERVIÇO-ESCOLA – O Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) da UFPE, que celebrou aniversário de dez anos, presta atendimento psicológico, psiquiátrico e social à comunidade acadêmica e ao público externo. Ligado ao Departamento de Psicologia do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH), ele funciona fora do Campus Recife (na Avenida Acadêmico Hélio Ramos, 600, Várzea, próximo à Gerência Regional de Educação). O SPA UFPE oferece auxílio a nível emocional e social à população que procura o serviço espontaneamente ou a partir de encaminhamentos de variados serviços (hospitais, CAPS, CRAS, CREAS, USFs, escolas, clínicas-escolas, órgãos judiciais, etc.).