Pombos em luto pelo falecimento do ex-prefeito Eugênio Maurício
Faleceu na manhã desta quarta-feira (24.04), Eugênio Maurício de Melo, aos 86 anos, após dias em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Eugênio foi o primeiro presidente da Câmara de Vereadores de Pombos, além de vice-prefeito e também prefeito do Município por dois mandatos, entre os anos de 1989 a 1993 e 1997 a 2000, primeiro e segundo mandatos, respectivamente, sendo o 8º prefeito eleito, quando Pombos se tornou Município, se desmembrando de Vitória de Santo Antão.
Eugênio Maurício de Melo nasceu em 24/10/1937 na zona rural da cidade de Gravatá, no Agreste pernambucano, precisamente no Sítio Mutuns, de onde veio junto com sua família residir em Pombos, ainda criança nas imediações da Praça João Pessoa. Foi agricultor, criou gado, vendeu leite e queijo, sendo proprietário da primeira casa de farinha da região.
Começou na política sendo o primeiro presidente da Câmara de Vereadores de Pombos, vice-prefeito e foi chefe do Poder Executivo Municipal por dois mandatos. Eugênio foi o idealizador e construtor daquilo que se conhece hoje como ‘Serra do Cruzeiro’, doando o terreno e comprando a escultura, contribuindo para consolidar a identidade sócio-cultural da cidade de Pombos. Construiu escolas, criou programas sociais importantes, implantou muito antes de se tornar um programa federal, os agentes de saúde e endemias, sendo uma das primeiras cidades do Brasil nessa iniciativa. Eugênio expandiu a creche municipal, incentivou o esporte, criou a primeira agroindústria do abacaxi em Pombos, fez do Município um dos primeiros do País a dispor de tratamento odontológico móvel nas comunidades rurais, além do Laboratório próprio que na sua gestão produzia remédios populares voltado aos mais carentes.
Casado com a Sra. Leonor Barbosa de Melo (que foi Secretária de Saúde por 10 anos, além de Secretária de Administração), tendo quatro filhos: Cintia, Paula, Silvânia e Eugênio Filho.
Diante do falecimento de Eugênio Maurício, a Prefeitura de Pombos, através do atual Prefeito Dr. Marcos Ferreira, decretou luto oficial de três dias na municipalidade.