Polícia Civil cumpre mandados durante operação “Fim da Linha” na cidade de Feira Nova
A Secretaria de Defesa Social, através da Polícia Civil de Pernambuco, no âmbito do “Pacto Pela Vida”, desencadeou na manhã desta sexta-feira (29/03), a 29ª Operação de Repressão Qualificada do ano denominada “Fim da Linha” na cidade de Feira Nova, vinculada à Diretoria Integrada Especializada – DIRESP, sob a presidência do Delegado Victor Azobel.
A investigação começou em agosto de 2018, com objetivo de prender integrantes de Organizações Criminosas voltadas para a prática dos crimes de Tráfico de Drogas, Associação para o Tráfico e Organização Criminosa. Durante a Operação, foram cumpridos oito Mandados de Prisão e seis Mandados de Busca e Apreensão Domiciliar, expedidos pelo MM Juíz da Vara Única da Comarca de Feira Nova.
Na execução, foram empregados 40 Policiais Civis, entre Delegados, Agentes e Escrivães. A Operação foi coordenada pela DIRESP e supervisionada pela Chefia de Polícia. As investigações foram assessoradas pela Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco – DINTEL. Os detalhes preliminares da referida operação serão divulgados ainda hoje.
TREM BALA
Essa ação da Polícia Civil desarticulou um braço da facção criminosa Trem Bala, uma das maiores do Estado, com atuação em várias regiões de Pernambuco. Durante a operação Fim da Linha, deflagrada em Ipojuca, no Litoral Sul, e em Feira Nova, no Agreste, duas mulheres que tinham participação ativa na organização foram presas. Uma delas estava em liberdade provisória e usava uma tornozeleira eletrônica.
De acordo com o o delegado Jean Rockfeller, diretor da Diretoria Integrada Especializada (Diresp), foram evitados pelo menos cinco homicídios em Feira Nova durante as investigações. “É uma quadrilha muito perigosa, extremamente organizada. Trata-se de facção violentíssima que a Polícia Civil conseguiu desarticular. Tenho certeza de que ele vão sentir o baque que levaram hoje”, ressalta. Entre os integrantes da organização estão menores que, segundo o delegado, atuavam ativamente nos negócios da quadrilha, inclusive na execução de crimes.
Além das prisões, a operação também apreendeu vários quilos de maconha e de crack e uma grande quantidade de armas, além de carros e motos.
Há pouco mais de uma semana, o líder e fundador da facção Trem Bala foi preso pela Polícia Federal em um resort de luxo na praia de Cotovelo, Litoral Sul do Rio Grande do Norte. Erison Francisco do Nascimento era um dos traficantes mais procurados em Pernambuco e abastecia mensalmente uma rede de distribuição de drogas sediada no Ibura, no Recife, com 60 quilos de pasta-base de cocaína — que rendiam 180 quilos do entorpecente pronto para consumo — e uma tonelada de maconha.