PDT Vitória lança Herika Araújo pré-candidata a deputada federal
“A mulher na política representa um espaço que não devemos romantizar e sim reconhecer a legitimidade”, disse a pré-candidata Herika Araújo que também foi confirmada como a nova presidenta do PDT de Vitória
A terceira candidata mais votada para a Prefeitura da Vitória de Santo Antão nas Eleições de 2020, Herika Araújo, confirmou sua pré-candidatura à deputada federal durante encontro realizado pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) na noite da última sexta-feira (20.05), na Câmara Municipal da Vitória de Santo Antão, na Mata Sul pernambucana.
A pré-candidata afirma que foi pega de surpresa, mas aceitou de pronto o convite feito pessoalmente por Miguelina Vecchio, vice-presidenta nacional do PDT e presidenta nacional da Ação da Mulher Trabalhista (AMT), e pelo Deputado Federal Wolney Queiroz, para concorrer ao legislativo federal. Seu principal aliado é André Carvalho, vereador mais votado do PDT em Pernambuco e pré-candidato a deputado estadual, com quem irá dobrar em Vitória de Santo Antão nas eleições de 2022.
Herika também foi confirmada como a nova presidenta do PDT da Vitória de Santo Antão, sendo a primeira mulher na história municipal da sigla a assumir o cargo. Durante o evento que foi prestigiado por lideranças comunitárias, profissionais liberais, universitários, representantes da área dos esportes, da cultura, do coletivo LGBTQIA+ e ativistas do meio-ambiente no Município, a pré-candidata foi reconhecida nos discursos por sua atuação e sua luta pelos direitos culturais, com militância orgânica desde sua adolescência.
“Nunca ocupei os espaços, sempre lutei por eles! Estamos passando por um momento muito difícil no Brasil. Por esse motivo, é de fundamental importância que tenhamos um legislativo forte e preparado para reconstruir o nosso País em 2023. Para essa reconstrução, é necessário que a população esteja representada, que a Câmara Federal seja ocupada por mulheres, pessoas negras, povos indígenas; essa minoria que é a maioria do povo brasileiro”, discursou Herika Araújo.
Durante o evento de lançamento, Rebeca Araújo, de 9 anos, sobrinha de Herika, apresentou para os presentes a pré-candidatura. “É importante minha tia na política para aumentar a participação das mulheres e incentivar outras”, crivou a garota. Na oportunidade, o PDT de Vitória deu posse aos núcleos Ação da Mulher Trabalhista (AMT), do Eco-trabalhismo, ao do Meio-ambiente e o da Juventude.
“Atualmente temos apenas 15% de mulheres deputadas na Câmara Federal. Eu acredito que esse ano poderá aumentar esse número e quero representar Pernambuco, contribuindo para meu País. A pauta da mulher no espaço da política não tem compromisso com a velha política e com suas formas de ocupar os espaços em busca do poder. A mulher na política representa um espaço que não devemos romantizar e sim reconhecer a legitimidade”, disse a pré-candidata.
PERFIL
HERIKA ARAÚJO, 44 anos, é formada em Ciências Contábeis, profissão de seu pai, e chegou a atuar na área por mais de 12 anos. Atualmente faz especialização em Gestão Municipal pela UFRPE e é Assessora Parlamentar, bem como Facilitadora Cultural certificada pelo FGV/RJ e MINC.
Em 2006 criou o projeto da BONEKA VITORIA, que tinha o objetivo de ajudar os desabrigados da Enchente e divulgar o artesanato vitoriense. É intérprete e coordenou a primeira turma de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais, em 2007, formada por funcionários e empresários, com objetivo de promover acessibilidade às pessoas surdas ao comércio e serviços na cidade. Em 2009, esteve na Secretaria Municipal de Cultura contribuindo no processo de construção e implementação das políticas culturais. Ela integrou, em 2010, o movimento ‘Aposente um Vereador Vitoriense’, formado por um grupo de jovens que lutavam por pautas estudantis e pela renovação da Câmara de Vereadores da Vitória.
Foi eleita a primeira presidenta do Conselho Municipal de Cultura de Vitória. Atualmente é conselheira estadual setorial da Mata pernambucana, além de compor a Comissão de Construção de Políticas para as Mulheres da Secretaria Executiva da Mulher em Vitória de Santo Antão.