Palmares festeja os 50 anos de sua diocese

PUBLICIDADE

Image
Image

Palmares festeja os 50 anos de sua diocese

Centenas de fiéis estiveram presentes no Jubileu de Ouro

Folha de Pernambuco

Centenas de fiéis estiveram presentes, neste domingo (23), à comemoração do Jubileu de Ouro da Diocese de Palmares, na Mata Sul do Estado. Em ação de graças aos 50 anos da criação e instalação da diocese na cidade, o núncio apostólico, dom Giovanni d’Aniello, representante diplomático da Santa Sé no Brasil, presidiu uma missa em frente à catedral.

De acordo com o bispo da Diocese de Palmares, dom Genival Saraiva de França, que ocupa a função desde 2000, neste meio século de existência as ações da igreja na região são incessantes. “Os trabalhos têm um ritmo de continuidade, as ações de evangelização empreendidas persistem e o que se acentua é a dimensão missionária da igreja”, explicou o religioso que reforçou o interesse da diocese, no momento atual, em primar pela questão da liturgia, da palavra, da celebração dos mistérios e da prática da caridade, tanto pela igreja quanto pelos leigos.

Sobre os 50 anos da diocese, dos quais 12 sob sua administração, dom Genival Saraiva de França afirmou que é motivo de grande comemoração. “Es­te jubileu fala muito pela história da diocese e suscita muita esperança em todos nós”, ressaltou. O núncio apostólico, durante sua pregação, afirmou trazer saudações afetuosas do papa Bento 16 e ressaltou a importância da data para a renovação da fé da comunidade católica. “É preciso fazer com que a igreja se comporte em contínua construção e restauração de ideias”, declarou o representante da Santa Sé.

Para os fiéis, o momento foi de emoção e muita alegria, foi o que afirmou a funcionária pública aposentada Quitéria Moura, de 73 anos, Legionária de Maria desde 1962. “Hoje, teve o hasteamento da bandeira do Vaticano, a reunião dos bispos e o repique dos sinos, que foi o momento mais emocionante”, confessou, referindo-se ao repicar dos sinos de toda a diocese, que aconteceu no início do dia. Ela ainda recordou o primeiro bispo de Palmares, dom Acácio Rodrigues. “Ele faleceu há dois anos, mas ainda é muito lembrado por toda a igreja”, concluiu.