Com 18 empossados, nova Mesa Diretora é definida na Câmara de Vereadores da Vitória de Santo Antão
Por Lissandro Nascimento
Todos os eleitos no último pleito foram empossados em todo o País neste 1º de janeiro para as Câmaras Municipais e Prefeituras. Em Vitória de Santo Antão, na Mata Sul pernambucana, dos 19 vereadores eleitos, 18 tomaram posse durante a tarde de ontem. Esteve apenas ausente o ex-presidente da Câmara de Vitória, André de Bau (PSD), que se recupera de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A sessão solene de posse foi conduzida pelo vereador mais votado nas urnas vitorienses, Josias da Militina (MDB), que pronunciou o juramento junto com os seus pares. Na oportunidade, a nova Mesa Diretora foi eleita pela unanimidade dos vereadores presentes, confirmando o favoritismo de Edmilson de Várzea Grande (MDB) para presidir a Casa Diogo de Braga no biênio 2025-26.
Morador do Distrito de Pirituba onde é seu principal reduto eleitoral, Edmilson José dos Santos, tem 47 anos, e é vendedor de comércio varejista e atacadista. O novo presidente da Câmara de Vitória segue em seu terceiro mandato, mantendo forte ligação com a Igreja Católica e com o deputado estadual Joaquim Lira (PV). Sua condução ao comando do Legislativo deve-se ao gesto político especial costurado pelas famílias Lira e de Bau Nogueira, sendo ainda apoiado em sua composição na Mesa, por parlamentares de caráter radicalmente conservador.
Dos 19 vereadores eleitos, apenas cinco são novatos nesta legislatura, como o produtor de eventos Fábio Raylux (PSD), Ana Paula da Facol (única mulher eleita pelo Avante), Everaldo Arruda (irmão do prefeito que retorna a Câmara após vários anos pelo MDB), Mizael de Davi Frutas (PSB) e Dênis Lima (União Brasil), este último que é o único novato a integrar a Mesa Diretora.
A posse e a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara de Vitória foi prestigiada pelo deputado Joaquim Lira, o desembargador do TRE-PE Washington Amorim, a Promotora Pública Joana Cavalcanti, o Major Muniz e o Coronel Oliveira do 21º BPM, bem como os familiares dos empossados.
Em seu primeiro ato como presidente, Edmilson convocou uma sessão especial para permitir a posse do vereador André de Bau, que será empossado na cama de um hospital situada no Centro de Recuperação no Bairro das Graças, em Recife, na tarde desta quinta (02.01). A posse de André de Bau foi facilitada após a Câmara anterior ter alterado as regras de posse versada pela Lei Orgânica Municipal.
CONFIRA NOVA COMPOSIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA DE VITÓRIA (2025-26):
PRESIDENTE: Edmilson de Várzea Grande (MDB)
1º VICE-PRESIDENTE: Felipe Cézar (PL)
2º VICE-PRESIDENTE: Gold do Pneu (PSDB)
1º SECRETÁRIO: Marcos da Prestação (PL)
2º SECRETÁRIO: Dênis Lima (União Brasil).
LEIA TAMBÉM:
-Paulo Roberto e Edmo Neves tomam posse na Câmara da Vitória de Santo Antão