A deputada federal Iza Arruda (MDB) foi reeleita para mais um mandato na Câmara dos Deputados com 103.758 votos, renovando a confiança de milhares de pernambucanos e consolidando seu nome entre as principais lideranças políticas do Estado.
Natural de Vitória de Santo Antão, Iza construiu ao longo do primeiro mandato uma atuação marcada pela presença no Parlamento, participação em comissões, apresentação de proposições e articulação de pautas ligadas à educação, às mulheres, ao desenvolvimento regional e às políticas públicas.
Somente em 2025, segundo dados da Câmara dos Deputados, ela apresentou 147 proposições legislativas e relatou nove matérias. Em 2026, até o período eleitoral, foram outras 33 proposições de sua autoria.
Entre as iniciativas de destaque está sua atuação como relatora do PL 3.640/2025, aprovado pela Câmara e encaminhado ao Senado, além da participação em matérias voltadas à educação e aos direitos das mulheres. Iza também foi autora do Requerimento que garantiu uma sessão solene na Câmara dos Deputados pelos 400 anos de Vitória de Santo Antão, reforçando a presença institucional do Município em Brasília.
Na atual legislatura, a deputada teve cerca de R$ 119 milhões em emendas individuais empenhadas. Vitória de Santo Antão aparece isoladamente como seu principal destino, com R$ 41,2 milhões — aproximadamente um terço do total registrado.
A expressiva votação conquistada em Vitória de Santo Antão teve peso especial na reeleição. O Município, principal base política da parlamentar, voltou a demonstrar forte adesão ao projeto liderado por Iza e pelo Prefeito Paulo Roberto (MDB), que teve participação direta na condução política da campanha, mobilização das bases e articulação do grupo na cidade.
Durante toda a campanha, Paulo Roberto esteve presente nas agendas, caminhadas e mobilizações ao lado de Iza, contribuindo para a consolidação de uma estrutura política que conseguiu transformar apoio popular em votos. A relação entre gestão municipal, presença nas comunidades e articulação política foi um dos elementos importantes para o resultado alcançado nas urnas.

Emocionada após a confirmação da reeleição, Iza destacou o trabalho desenvolvido, agradeceu à família e afirmou que a nova caminhada já começou. “Eu não parei de trabalhar um só dia e não vou parar agora. Receber 103.758 votos é uma responsabilidade enorme e uma demonstração de confiança que eu carrego com muita gratidão. Quero agradecer ao meu pai, Paulo Roberto, por todo o esforço, por sua força, pela dedicação dele e de toda a nossa família. Tenho muito orgulho do meu irmão, Túlio Arruda [candidato a estadual], pela coragem, pela caminhada e por tudo o que construímos juntos. Essa vitória é coletiva, é do nosso povo. A eleição terminou, mas o trabalho continua. Para nós, 2028 já começou”, afirmou Iza Arruda.
A reeleição confirma a trajetória de crescimento político da parlamentar e fortalece presença no cenário estadual. A partir de 2027, Iza inicia um novo mandato com a missão de ampliar sua atuação em Brasília, intensificar a destinação de recursos para Pernambuco e dar continuidade às bandeiras que marcaram os primeiros quatro anos de trabalho.
DISPUTA LOCAL
Em 2022, Iza recebeu 31.987 votos em Vitória de Santo Antão, correspondentes a 43,71% da votação para deputado federal.
Em 2026, continuou sendo a candidata a deputada federal mais votada na cidade, mas caiu para 23.587 votos, ou 30,22%. Ou seja, Iza perdeu cerca de 8,4 mil votos na cidade em relação à eleição anterior.
O que se deve chamar atenção é a disputa marcada por mais três nomes de candidatos a Federal com domicílio eleitoral em Vitória, que certamente influenciaram na pulverização desses votos na cidade.
A exemplo do candidato a deputado federal que ficou na segunda colocação na cidade Josias da Militina (PODE), ex-vereador do MDB cassado pelo TRE-PE, que obteve 16.598 votos (21,27%); ele alcançou 18.740 votos em todo Pernambuco. Josias ajudou a eleger Marcelo Gouveia e Gilson Machado, seus colegas no Podemos, bem como ajudou a manter a votação majoritária do deputado estadual Joaquim Lira (PV) quando fizeram a dobradinha em Vitória. O tempo político dirá se isso foi “um bom negócio” para ele.

Josias da Militina foi o segundo mais votado para deputado federal em Vitória.
Outros dois nomes foram de mulheres: Cristiane Querálvares (PSD) ficou em terceiro lugar, com 5.536 votos (7,09%); mãe do deputado estadual Aglailson Victor (PSD); no Estado ela obteve 6.750 votos. Por sua vez, a candidata Herika Araújo (Avante) com 608 votos (0,78%); a produtora cultural obteve no Estado precisamente 820 votos.
Outros postulantes que surpreenderam o resultado eleitoral na Terra das Tabocas foram o candidato comunista Jones Manoel (PSOL) que obteve 2.775 votos (3,56%), enquanto a direitista Clarissa Tércio (PP) recebeu 2.464 votos (3,16%).
Os 10 candidatos mais votados em Vitória de Santo Antão:
- Iza Arruda (MDB) — 23.587 votos (30,22%)
- Josias da Saúde (PODE) — 16.598 votos (21,27%)
- Cris Queralvares (PSD) — 5.536 votos (7,09%)
- Jones Manoel (PSOL) — 2.775 votos (3,56%)
- Clarissa Tércio (PP) — 2.464 votos (3,16%)
- Gilson Machado (PODE) — 2.374 votos (3,04%)
- Juliana de Chaparral (UNIÃO) — 2.038 votos (2,61%)
- Anderson Ferreira (PL) — 1.387 votos (1,78%)
- Rosa Amorim (PT) — 1.318 votos (1,69%)
- Pedro Campos (PSB) — 979 votos (1,25%)
Os números acima correspondem à votação nominal registrada em Vitória de Santo Antão. Precisamente 290 candidatos a Deputado Federal receberam votos no Município.







