Hospital Armindo Moura, em Moreno, passa a dar suporte ao HR
NE 10
O Hospital Armindo Moura, localizado no município de Moreno, passa a dar suporte aos procedimentos cirúrgicos de traumato-ortopedia do Hospital da Restauração (HR) a partir desta segunda-feira (5).
Com o convênio, a expectativa é de que, mensalmente, o Armindo Moura realize uma média de 150 cirurgias de média complexidade encaminhados do HR. O suporte inclui toda a linha do cuidado, desde o procedimento cirúrgico, passando pelo pós-operatório até a alta hospitalar.
A parceria é fruto de um convênio entre a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a União Beneficente dos Trabalhadores do Moreno, responsável pela administração da unidade de saúde do município.
De acordo com o secretário estadual de saúde, a medida faz parte do novo conceito utilizado na rede, de ter hospitais de retaguarda para as grandes emergências.
“Não estamos contratando apenas a internação, mas toda a linha de cuidado ou fases do tratamento, o que dá agilidade à alta e possibilita o tratamento de mais pacientes”, afirmou Figueira.
INVESTIMENTOS – Por ano, a SES repassará um total de R$ 6,4 milhões à unidade que, além dos procedimentos cirúrgicos, oferecerá serviço de urgência e emergência em traumato-ortopedia e exames de apoio ao diagnóstico.
O Hospital disponibilizará, para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) um total de 72 leitos, sendo 29 de cirurgia geral, 18 de clínica geral, 17 de obstetrícia e 8 de pediátrica clínica.
Além do valor que será investido, anualmente, para contratar os serviços ao Hospital Armindo Moura, a SES repassou uma média de R$ 620 mil para recuperação e reforma da unidade, que é referência em obstetrícia e traumato-ortopedia de média complexidade para o município de Moreno.