Feriado conta com a 36ª Edição da Festa do Abacaxi em Pombos
por Lissandro Nascimento
Desde a sexta-feira (07.10) até esta quarta feriado (12), acontece a 36ª Edição da Festa do Abacaxi no novo Pátio de Eventos Vanildo de Pombos, localizado na Rua Paulo Bezerra. São seis dias de festejos com inúmeras atrações para atrair um grande volume de pessoas para apreciarem o festival do Município de Pombos, no Agreste pernambucano.
A Prefeitura de Pombos montou estrutura com dois palcos, um abacaxi gigante e uma programação diversificada para todos os gostos. O evento contou com o 29º Concurso Garota do Abacaxi que foi realizado no Clube Municipal de Pombos, tendo os shows do DJ Danillo, Faezinho, Brunno César e Sheldon.
No pátio de eventos a festa segue até o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Já se apresentaram no palco principal Matheus Lima, Walter Cavalcante, Banda Sentimentos, Klarice Prado, Roginho, Solange Almeida, Maria Clara, Silvinho Cavalcante, O Conde e Banda Só Brega, Wallas Arrais.
As atrações seguem nesta terça-feira (11.10) com o cantor vitoriense Nildo Ventura (18h30), além de Lipe Lucena (20h.), Limão com Mel (22h.) e Caninana (00h30).
Já no feriado (12.10) desta quarta-feira subirão ao palco OZ Manos (16h.), a Banda Capim com Mel (18h.), Myllenna Dantas (20h30), Priscila Senna (23h.) e a Banda Cavaleiros do Forró (01h.).
Segundo a programação de shows da Festa do Abacaxi em Pombos, a cidade também conta com o Palco Cultural com as seguintes atrações: Gil Show, Juarez dos Teclados, Deda do Acordeon, Genaro Almeida, Aldenir Play, Severino Badeco e Passarinho, Sanhaçu & Andorinha, Banda Pé Galdino, Letto do Cavaco, Márcio Show, Banda Viena, Lima Forrózão, Dudu do Acordeon; encerrando na quarta-feira com a programação infantil, a cantora Vera Freitas e o Paulo Henrique dos Oito Baixos.
Com a inauguração do novo Pátio de Eventos Vanildo de Pombos, o espaço detém o dobro de tamanho da Praça do Comércio, onde antes eram realizados os eventos na cidade. O novo Pátio de Eventos fica localizado entre a Quadra Poliesportiva e vai até a antiga Estação Ferroviária de Pombos.
Nesta edição, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente, Indústria e Comércio também montou em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) a II Expo Abacaxi e a IV Feira da Agricultura Familiar de Pombos. A iniciativa é do escritório local de Pombos, que integra a Gerência Regional de Caruaru.
Essas Exposições viabilizam, diretamente, a venda de produtos de nove entidades: Associação de Areia Grande, do Sítio Maracujá, Sítio Mocós, Sítio Manoel Mulato, Sítios Recanto, Barriguda, Olho d’água, Poço do Boie e Rusilha. Ao todo, são 40 estandes, sendo 20 de agricultores que recebem assistência técnica do IPA. Os demais são convidados e artesãs do Centro de Artesanato do Município. Nos dias da festa, a partir das 08h. da manhã, produtos derivados do abacaxi estarão à venda, a exemplo de tortas, licores, doces, bolos e salgados.