Estudantes de escolas públicas de PE são contemplados com chips para acessar internet

PUBLICIDADE

Image
Image

Estudantes de escolas públicas de PE são contemplados com chips para acessar internet

Alunos da rede pública de Pernambuco serão os primeiros do Nordeste a receber chips de rede banda larga gratuitos acessar a internet. Ao todo, serão dez mil estudantes do Ensino Básico, matriculados em escolas públicas nordestinas, contemplados com o equipamento em suas casas para conseguir recuperar o aprendizado perdido durante o período de fechamento de escolas na pandemia.

A primeira fase do programa será implantada em 15 escolas de seis municípios. Em Pernambuco, as entregas acontecerão em Caruaru e Petrolina. Também serão contemplados Mossoró e Caicó, no Rio Grande do Norte; Juazeiro, na Bahia; e Campina Grande, na Paraíba. No total, está prevista a distribuição de 700 mil chips para estudantes do Ensino Básico da rede pública de todo o Brasil.

O programa é realizado pelo Ministério das Comunicações em parceria com o Ministério da Educação e operacionalizado pela Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Os alunos terão acesso a pacote de dados de 20 GB, renovado todo mês de forma automática. Essa é a primeira vez que o Brasil participa de um programa de conectividade voltado para educação pública que conta com o chip universal – também conhecido como “neutro”.

A tecnologia foi adaptada à necessidade do Programa Internet Brasil pela startup pernambucana Base Mobile, que forneceu os chips no formato de e-SIM card. Os alunos só poderão acessar conteúdos voltados para o aprendizado, uma vez que os gestores educacionais e professores terão como gerar relatórios e acompanhar em detalhes o consumo dos conteúdos pedagógicos.