Escada recebe Seminário do Programa dos Comitês de Cultura do MinC

PUBLICIDADE

Image
Image

Escada recebe Seminário do Programa dos Comitês de Cultura do MinC

Evento, coordenado pelo Comitê de Cultura de Pernambuco, é direcionado também aos fazedores de cultura dos municípios de Primavera, Ribeirão e Sirinhaém

O município de Escada, na Zona da Mata Sul de Pernambuco, será palco do seminário “Por Uma Cultura de Direitos”, que acontece na próxima quarta-feira (26/03), às 19h, no Cine Visconde de Utinga. A iniciativa, totalmente gratuita, é promovida pelo Programa Nacional dos Comitês de Cultura do Ministério da Cultura (MinC), por meio do Comitê de Cultura de Pernambuco (CCPE), com apoio da Prefeitura Municipal.

O seminário, direcionado para os fazedores e trabalhadores da cultura, tem como objetivo apresentar os caminhos e possibilidades dentro dos programas de fomento da cultura, a exemplo da Lei Aldir Blanc, Paulo Gustavo e outras formas de financiamento. Além disso, o encontro acontece como um canal de suporte e de tira-dúvidas sobre etapas de elaboração e execução de um projeto.

Em Escada, o encontro terá como facilitador o jornalista e mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, Jéfte Amorim, que também é doutorando em Educação Matemática e Tecnológica. Ativista de Direitos Humanos, tem atuado com adolescentes em situação de rua por meio da Rede Mãos que Ajudam e RENAS; como articulador da campanha Palavras têm Poder, por respeito aos direitos humanos na mídia, em parceria com o MPPE; e como ativista do direito à Cultura no Cabo de Santo Agostinho/PE.

“Nesta mobilização buscamos trabalhar três eixos: o que são direitos humanos (desconstruindo mitos sobre o tema); o que é direito à cultura e como acessá-lo; e como promover uma cultura de direitos (ações culturais inclusivas). A partir disso, exemplificamos a presença dos direitos humanos em nosso dia-a-dia, práticas de promoção da equidade e respeito e compreendemos as bases do Sistema Nacional de Cultura e como cobrar o poder público para sua implementação”.

Os Comitês de Cultura são redes de agentes, coletivos e instituições, articuladas por organizações da sociedade civil e fazem parte do Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC), estabelecido pelo Ministério da Cultura (MinC).  Essas organizações, selecionadas por meio de editais, desenvolvem atividades como: mobilização social; formação em direitos e políticas culturais; apoio à elaboração de projetos e parcerias; comunicação social e difusão de informações sobre políticas culturais.

Em Pernambuco, o Comitê de Cultura desempenha um papel estratégico com um plano de trabalho que prevê mais de 120 atividades até o final de 2026. Todo o trabalho é conduzido por três Organizações da Sociedade Civil (OSCs): a Associação de Filhos e Amigos de Vicência – Afav (Mata Norte/Agreste); o Movimento Cultural Cores do Amanhã (Região Metropolitana do Recife) e a Associação Estação da Cultura (Sertão).

“A cultura é um direito fundamental e um pilar da cidadania. Com essa ação, em Escada, chegamos cada vez mais perto de quem faz o trabalho na ponta. Nosso foco é ampliar o conhecimento dos praticantes com ferramentas estratégicas e assim possibilitar que eles acessem seus direitos, sobretudo o de acesso à cultura e difusão de suas artes”, enfatiza Joana D’Arc Ribeiro, coordenadora geral do Comitê de Cultura de Pernambuco.

SERVIÇO:

Seminário “Por uma cultura de direitos”

Quando: 26/03 – 19h

Onde: Cine Visconde de Utinga – Rua João Pontual, S/N, Escada/PE

Informações: @comitedecultura_PE