Em Ribeirão, produtores discutiram a produção orgânica do Nordeste

PUBLICIDADE

Image

Em Ribeirão, produtores discutiram a produção orgânica do Nordeste

Produtores discutem a Produção Orgânica do Nordestepor Valdir Luiz

Aconteceu entre os dias 18, 19 e 20 de janeiro na cidade de Ribeirão – na Mata Sul de Pernambuco, o 15º Encontro de Produtores Orgânicos do Nordeste que atraiu mais de 100 empreendedores dos Estados da Bahia, Ceará e Pernambuco. Dividido em pequenos grupos, eles vieram de muito longe para discutir a temática da “Multifuncionalidade da Agricultura Familiar Orgânica/Agroecológica em Pernambuco”.

Impressionados com a questão da água, as variedades de frutas e o bom solo para plantio no Estado, a agricultora que é moradora da cidade de Chorozinho (CE), Dona Raimunda, veio de muito longe para conhecer a agricultura pernambucana em meio as dificuldades nas demais cidades do Nordeste. Para ela, em sua comunidade não possui tantas variedades quanto a dos pernambucanos.

Para o Coordenador das Mobilizações do Ceará, José Marcílio, este também se mostrou impressionado com Pernambuco. “Aqui possui muitas variedades e riquezas no campo. Viemos de muito longe para conhecer e realizar essa troca de experiências, que é de suma importância. Esperemos que em 2016 possamos nos encontrar todos novamente para discutir uma agricultura melhor para nossa região”, sintetizou.

Luiz Damião, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e representante da Associação da cidade de Lagoa do Itaenga (PE), destacou a importância do encontro e a participação de todas as regiões.  “Durante esse encontro obtivemos troca de experiências, visita em campo, conhecemos histórias das famílias rurais e suas dificuldades vivenciadas no seu dia-dia, onde todos os participantes da EPO 2015 puderam ter uma visão e conhecimento de levar para suas regiões as experiências obtidas nesse encontro”.

Este intercâmbio de produtores orgânicos acontece todos os anos juntamente com as associações, somado a diversos parceiros, com o patrocínio da Fundação Canadense S.H.A.R.E.