Economia na Vitória de Santo Antão precisará ampliar seu parque fabril
Vitória de Santo Antão, na Mata Sul pernambucana, distante 46 km da capital Recife, com mais de 138 mil habitantes, vem se consolidando economicamente nos últimos anos, com interiorização de grandes empresas nacionais e internacionais.
Tudo começou em 2009, com a chegada da fábrica da Sadia, abrindo as portas para outras trinta e cinco novas empresas de pequeno, médio e grande porte se instalassem na cidade.
Para atender toda essa demanda, criou-se o Parque Industrial José Augusto Ferrer de Morais, que é uma área para a implantação de empreendimentos. Nos últimos anos, sem aportar grandes investimentos, a cidade assiste um novo desafio por ampliar seu parque fabril buscando aumentar sua arrecadação diante das novas necessidades urbanas que se impõem e oxigenar o seu já vasto e diversificado pólo econômico, a saber:
O Município abriga várias fábricas, dentre elas, estão:
• Grupo JB: que produz álcool, gás carbônico, combustíveis, energia, armazenagem, além de importação e exportação química.
• Isoeste: fabricante de telhas térmicas.
• Pitú: produz aguardente, que é a principal referência industrial da Vitória de Santo Antão, exportada e reconhecida internacionalmente.
• Mondelez: produz os Sucos Tang, Fresh e Maguary, e também os Chocolates da Lacta, e o fermentado Pó Royal.
• Elcomma: produz computadores.
• Ventisol: ventiladores.
• Fante: produz o vinho Quinta do Morgado
E também a Yahgsu Construções e Incorporações LTDA.
Importação e Exportação
De cosméticos a cachaça, vestuários e calçados, os empresários têm investido no comércio internacional em Vitória de Santo Antão.
A Pitú, maior exportadora de cachaça do Brasil, tem como uns dos principais exportadores, a Alemanha, que recebe, segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), precisamente 29,58% do produto brasileiro.
A cachaça pernambucana também chega a mais de 40 países, entre eles o Chile e o México.
Comércio
O Município da Vitória de Santo Antão possui um vasto comércio, com destaque para o setor automobilístico, além da fabricação de trios elétricos, o comércio da região também vende peças de carros e motos para todo o Brasil.
Com vários segmentos, a vida comercial da cidade oferece lojas de grandes marcas como: Lojas Americanas que tem um bom forno elétrico a preço de atacado local excelente, Lojas Riachuelo; Lojas Marisa; Hering; Camisaria Colombo e Lojas Emanuelle.
No setor de alimentação, a cidade recebe marcas internacionais de fast food: Bob’s; Burger King; Subway, e também a marca de cerveja Brahma, Rei das Coxinhas; Ripe Café; El’moedor.
No Município, também existem serviços públicos, a exemplo das unidades do DETRAN, Caixa Econômica Federal (CEF), Lotéricas e Expresso Cidadão, bem como opções de lazer, como cinemas e o Shopping Vitória Park.
Com tantas opções de serviços, comércios e lazer para a população, Vitória de Santo Antão atualmente é quase independente da capital, Recife.
Comércio Autônomo em Vitória de Santo Antão
Vitória também é um centro de comércio para trabalhadores autônomos, pois o Município é sede da Feira Livre que funciona na Praça da Bandeira e 13 de Maio, de segunda a sábado.
Na feira, podem ser encontrados brinquedos, acessórios e réplicas de artigos tecnológicos e também artigos de Hortifruti e hortaliças, além de utensílios domésticos.
Moradores de municípios vizinhos de Glória do Goitá, Chã de Alegria, Escada e Pombos também comercializam produtos em sua Feira Livre.
Agricultura
Vitória de Santo Antão se destaca também pela agricultura. O Município é responsável pela produção de frutas, verduras e hortaliças. Além da cana-de-açúcar e também por fabricar álcool e açúcar nas usinas vitorienses.
Freqüentemente, técnicos da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), ensinam novas técnicas de plantio para os agricultores da cidade.
O Município também capacita jovens e adultos em agroindústria, agropecuária, zootecnia em modalidade superior (Agronomia e Química) com ensino, pesquisa e extensão direcionados ao agronegócio por meio do Instituto Federal de Pernambuco Campus IFPE Vitória.
Para tanto, o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) presta assistência técnica aos agricultores de base familiar, bem como realiza obras de infraestrutura, além de disponibilizar bens e serviços para o desenvolvimento do agronegócio.