Com 25 mil títulos de terra entregues, Iterpe celebra seus 13 anos

PUBLICIDADE

Image
Image

Com 25 mil títulos de terra entregues, Iterpe celebra seus 13 anos

Na manhã desta terça-feira (08.11), o Instituto de Terras e Reforma Agrária (Iterpe) promoveu seu evento de aniversário na sede do órgão, no Recife. Na companhia de diversas autoridades municipais e estaduais, movimentos sociais, lideranças rurais, parceiros, ex-presidentes e todos os servidores que compõem a sua equipe, o presidente do órgão, Henrique Queiroz, liderou as comemorações dos 13 anos de muito trabalho e dedicação em prol do homem e da mulher do campo.

O evento teve início com apresentações culturais que vieram dos municípios de Buenos Aires e Glória do Goitá, na Mata Norte do Estado, e discursos dos presentes em homenagem ao marcante número de mais de 25 mil títulos de acesso à terra entregues em Pernambuco (gratuitos e com registro em Cartório). Expressando o compromisso com a missão do órgão em viabilizar a Reforma Agrária em todo o Estado, o presidente Henrique Queiroz agradeceu a parceria que foi firmada com o Banco do Nordeste e o Banco do Brasil, que sempre estiveram ao lado dos pequenos produtores.

Resgatando a dignidade e proporcionando segurança jurídica e social às famílias rurais, dos mais de 25 mil títulos, foram emitidos e entregues aproximadamente 17 mil títulos de propriedade/domínio (títulos definitivos), resultado do trabalho da área de regularização fundiária rural, e 8 mil títulos de Concessão de Direito Real de Uso (títulos com validade de 5 anos), da área de reordenamento agrário, voltados às famílias de agricultores que vivem em assentamentos no Estado.

Ainda durante a solenidade, o presidente convidou o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Cláudio Asfora, para assinar e entregar um título de propriedade, simbolizando todos os já entregues até o momento. Logo após, Queiroz convidou todos os presentes para o ato simbólico de inauguração da nova sala de reuniões e galeria dos ex-presidentes do Instituto, a qual foi reestruturada e reequipada para dar mais comodidade aos que irão usufruir do novo equipamento.

Desde fevereiro de 2021, a nova gestão do Iterpe tem se empenhado para elevar o órgão a patamares jamais alcançados e fazer com que seu trabalho chegue cada vez mais aos agricultores e agricultoras de Pernambuco. O atual gestor continua trabalhando para avançar com a regularização fundiária e melhorar as condições de trabalho dos servidores atuantes na sede do Recife e nas seis unidades regionais dos municípios de Caruaru, Serra Talhada, Petrolina, Ouricuri, Garanhuns e Afogados da Ingazeira. Por fim, foi servido um almoço para todos os convidados e aconteceu o corte do bolo que já se tornou tradição na gestão Henrique Queiroz à frente do órgão.

Através do Iterpe, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), o Estado também operacionaliza ações de aquisição de terra e investimentos produtivos, por meio do Programa Nacional de Crédito Fundiário – PNCF, com o objetivo de permitir que agricultores tenham acesso à terra por meio de crédito com juros baixos. Outra ação do órgão é a discussão de medidas que visam minimizar e solucionar os conflitos fundiários no Estado.