Artesãos de Glória do Goitá fundam Escola de Mamulengo Mestre Zé de Vina

PUBLICIDADE

Image
Image

Artesãos de Glória do Goitá fundam Escola de Mamulengo Mestre Zé de Vina

Fundação da Escola Pernambucana de Mamulengo Mestre Zé de Vina abre novas oportunidades para a cultura

O dia 10 de outubro de 1957, o Mestre Zé de Vina fundou o Mamulengo Riso do Povo e construiu um longo e louvável caminho artístico pelas estradas do País, sobretudo, da Zona da Mata pernambucana, lugar onde sempre atuou com frequência. Numa justa homenagem, a Associação dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá reuniu forças e fundou no último dia 10 de outubro de 2020, a Escola Pernambucana de Mamulengo Mestre Zé de Vina.

Por questões de saúde, o Mestre Zé de Vina não esteve presente. Mas, foi muito bem representado pelas presenças ilustres de Senhor Pirrito e Mestre Zé de Bibi, além de tantos outros valores da cultura popular gloriense que foram prestigiar a fundação. Tudo aconteceu dentro da programação do 1º Fórum de Brinquedo, realizado no Museu do Mamulengo de Glória do Goitá com incentivo do Funcultura/Fundarpe – Governo do Estado.

Mestre Zé de Vina vira nome de escola profissionalizante da arte popular

A Escola “deve perpetuar a brincadeira do Mamulengo de forma mais institucional, sem perder de vista o terreiro popular em que estamos inseridos. A nossa Escola tem professores mamulengueiros e professoras bonequeiras, além de um núcleo de pesquisa que fará o link das nossas atividades com pesquisadores do todo o Brasil”, avalia o Diretor da Escola, Pablo Dantas.

Texto inaugural enviado ao A VOZ DA VITÓRIA pela Direção da Escola:

A Escola Pernambucana de Mamulengo carrega o nome do Mestre Zé de Vina. Isso já é grande demais, pois este homem chamado José Severino dos Santos é a própria história da Cultura Popular brasileira e, sem querer exagerar, é um dos maiores brincantes que o mundo já viu. Esta Escola pretende, por isso, brincar. Vamos brincar! Essa palavra é muito importante! É assim que se deve começar uma Escola de Mamulengo: brincando.

Esta brincadeira, no entanto, não começa agora. Cada brincante aqui, tido como professor, tem sua própria história, porém, é desde 07 de maio de 2003 que todos se juntam em torno da Associação Cultural dos Mamulengueiros e Artesãos de Glória do Goitá. A partir desse encontro, dá-se início a uma grande união que hoje chamamos de Escola Pernambucana de Mamulengo Mestre Zé de Vina.

Somos, hoje, portanto, uma soma enorme de forças, de suor e de luta diária pela manutenção deste saber. Estamos na Zona da Mata pernambucana, lugar riquíssimo em expressões da Cultura Popular e que, por isso, já merece grande atenção e respeito. Glória do Goitá que o diga, pois foi, em 2013, reconhecida legalmente como a Capital Estadual do Mamulengo. Então, seria justo fundar aqui esse lugar chamado Escola.

Vamos mergulhar nas profundezas do saber popular e criar, com isso, uma centelha poderosa que ensina e aprende com o povo. Hoje, no dia 10 de outubro de 2020, o Mamulengo Riso do Povo completa 63 anos de brincadeira. Nós, que fazemos a Escola Pernambucana de Mamulengo Mestre Zé de Vina, temos um orgulho imenso em perpetuar esse saber, esse sábio. Vamos brincar!

Equipe:

Direção: Pablo Dantas.

Coordenação: Edjane Lima.

Coordenação do Núcleo de Pesquisa: Rafael Setestrelo.

Professores/Mamulengueiros: Mestre Bel e Mestre Bila.

Professoras/Artesãs: Genilda Félix, Jacilene Félix e Tamires Nascimento.