Alepe celebra 190 anos fortalecendo a democracia em Pernambuco

PUBLICIDADE

Image
Image

Alepe celebra 190 anos fortalecendo a democracia em Pernambuco

Durante a cerimônia, foi veiculado vídeo institucional, produzido pela TV Alepe. Fotos: Alepe/Divulgação

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) celebrou, nesta quarta-feira (02.04), seus 190 anos de história. Deputados, autoridades de outros poderes e servidores estiveram presentes na reunião solene, que rememorou iniciativas em favor do povo pernambucano, celebrou a cultura do Estado e apontou caminhos para que o Legislativo siga promovendo a cidadania e o desenvolvimento.

Presidente da Alepe, o deputado Álvaro Porto (PSDB) lembrou que a Casa de Joaquim Nabuco “foi trincheira de resistência em governos antidemocráticos, fiscalizou gestões, elaborou leis, sendo sempre ‘caixa de ressonância’ da sociedade”. O parlamentar observou que segue atual o compromisso do Legislativo estadual em contribuir para uma sociedade solidária e justa, seguindo o legado dos deputados que passaram pela Assembleia ao longo de quase dois séculos.

Álvaro Porto ainda destacou o dinamismo da Alepe, que classificou como “uma Casa que defende sua autonomia e se mantém fortalecida por meio do empenho de integrantes que se dispõem a dialogar”. Por fim, o presidente ressaltou que iniciativas como o Alepe Cuida, ação itinerante de saúde e bem-estar, comprovam que o Legislativo está de fato mais próximo à população.

O vice-presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), desembargador Fausto Campos, discursou que a Alepe “é pilar fundamental na construção do nosso Estado, promovendo o equilíbrio entre os poderes e assegurando a representação legítima dos anseios do povo pernambucano”.

Já o presidente do Sindicato dos Servidores no Poder Legislativo de Pernambuco (Sindilegis), Ítalo Lopes, valorizou o trabalho dos profissionais da Alepe e defendeu a realização de novo concurso público para os quadros da Casa. Ele ainda valorizou a abertura da Mesa Diretora para o diálogo e a união de todos os setores da instituição em prol da sociedade.

Marca e apresentações

Durante a cerimônia, foi veiculado vídeo institucional, produzido pela TV Alepe, que resume a história da instituição e apresenta a identidade visual dos 190 anos da Assembleia. Com conceito inspirado na força do povo pernambucano, as artes unem fotografias e traços da arte popular e serão usadas nas ações institucionais que compõem a celebração dos 190 anos.

A cultura pernambucana não poderia ficar de fora da comemoração. O Coral Vozes de Pernambuco, composto por funcionários da Casa e colaboradores, animou o auditório Sérgio Guerra com versões de ‘A Feira de Caruaru’ e ‘Leão do Norte’. Já o servidor Jorge Bernardo, que trabalha há 22 anos na instituição, declamou poema sobre o papel social da Alepe

Os hinos do Brasil e de Pernambuco, por sua vez, foram executados pelo violonista Cláudio Almeida. Por fim, clássicos do cancioneiro nordestino e brasileiro foram interpretados pelos cantores e compositores Petrúcio Amorim e Maciel Melo.