SENAI Pernambuco é primeiro lugar nacional no IDAP
O SENAI Pernambuco conquistou o primeiro lugar do Brasil no Indicador de Desempenho da Avaliação Profissional (IDAP), com a melhor pontuação do País, divulgada na quarta-feira (27.11), em Brasília. Na 15ª edição do IDAP, a instituição obteve a nota 8,8, dividindo a liderança com o SENAI de Alagoas. Esta é a segunda vez que o conjunto de escolas de Pernambuco alcança essa posição — a primeira foi em 2021 — e representa um avanço de duas colocações em relação ao ano passado, quando ficou em terceiro lugar. A pontuação obtida pelo SENAI-PE superou com folga a meta de 7,6.
A avaliação engloba provas objetivas e questionários contextuais, respondidos de forma on-line, e uma segunda etapa prática, na qual os alunos concluintes são confrontados com situações-problema que simulam as atividades presentes na prática profissional de cada curso. A prova teórica apresentou um aumento significativo, passando de 7,7 em 2023 para 8,4 este ano. Na prova prática, a nota foi 9,2.
De Pernambuco, participaram 886 alunos na prova objetiva e 494 na prática, representando as dez escolas participantes do SENAI-PE e os 13 cursos técnicos oferecidos. Entre os destaques, o curso de Alimentos alcançou nota 10. Além dele, Eletromecânica (8,9), Edificações (8,8), Eletrônica (8,8) e Logística (8,8) tiveram desempenhos positivos.
“Isso mostra que estamos no caminho certo, que é um trabalho de busca de melhoria contínua através de atualizações tecnológicas, capacitação da equipe docente e monitoramento. Também é importante agradecer aos alunos, pela dedicação e pelo esforço. Esse resultado é deles”, ressaltou a diretora de Educação do SENAI-PE, Ana Dias.
Além das notas, a excelência do ensino também se reflete no mercado de trabalho. O índice de ocupação de egressos dos cursos SENAI-PE é de 85,8%, de acordo com o painel 2022/2024.