Nova fábrica da Roca implanta inovação tecnológica no parque industrial da Vitória de Santo Antão

PUBLICIDADE

Image
Image

Nova fábrica da Roca implanta inovação tecnológica no parque industrial da Vitória de Santo Antão

Ao longo de seus quase cem anos de história, o Grupo Roca tem liderado a evolução do conceito de banheiros ao redor do mundo. A unidade em Vitória produzirá exclusivamente torneiras nos próximos dois anos

por Lissandro Nascimento

A nova fábrica de metais do Grupo Roca em Vitória de Santo Antão, a segunda do Grupo em Pernambuco, cobre de forma integral o ciclo completo de fabricação. Serão produzidos inicialmente meio milhão de peças por ano, graças a uma tecnologia que irá transformá-la em uma das principais fábricas do País. O projeto prevê sucessivas ampliações, que serão realizadas de acordo com o crescimento das vendas previsto para os próximos anos.

Instalada às margens da rodovia BR 232 (próxima a Mondelez – Kraft), a inauguração da unidade contou na manhã desta quarta-feira (02), com as presenças do governador Eduardo Campos (PSB), o prefeito de Vitória Elias Lira (PSD) que fez um discurso bastante elogioso ao pré-candidato a Presidente, bem como a presença do presidente da Roca, Joan Jordà. A unidade cobre a totalidade do processo de fabricação de cada metal, desde a fundição e moldagem até a cromagem e montagem de todos os componentes. Inicialmente, serão fabricadas oito séries exclusivas para o mercado brasileiro que cobrirão diversos segmentos do mercado. Em Vitória de Santo Antão, nos próximos dois anos, a fábrica vai produzir exclusivamente torneiras. Nesse primeiro momento, a fábrica inicia a produção com oito linhas completas de torneiras, misturadores e acessórios para banheiros das marcas Celite e Roca.

O Grupo Roca é uma empresa espanhola de referência global, líder mundial em design, fabricação e comercialização de produtos para banheiros, com presença industrial direta em quatro continentes. “A Roca foi feliz por escolher Pernambuco na medida em que há uma proximidade da nossa cultura com a espanhola. A planta em Vitória garante a inovação tecnológica com a sustentabilidade”, discursou Eduardo Campos, sob o olhar atento do deputado estadual Aglailson Júnior (PSB) e do empresário Alexandre Ferrer (PMDB), presentes ao ato.

O governador se lembrou da sua chegada a Vitória de Santo Antão aos cinco anos de idade, depois de ter nascido na Maternidade do Derby (Recife). Ele afirmou que ficou impressionado com as pessoas de Vitória e região trabalhando nesta fábrica. “A Roca em Vitória vai crescer muito com o apoio do povo. Os vitorienses são generosos e agarra com muita vontade as oportunidades”, destacou Campos. Fazendo uma breve análise da macro economia pernambucana, Eduardo considera que estamos consolidados no processo de reindustrialização, quando passamos as fases do ciclo do açúcar, têxtil e agora mecânica. Ele destacou que a Sudene cumpriu um papel importante na fomentação da economia nordestina, contudo após a crise da década de 80, o Estado teve que investir com mais força em sua infraestrutura. “Fizemos toda uma introspecção. Hoje identificamos os potenciais de nossa economia e estamos a caminho de um novo mercado baseado em processos tecnológicos”, avaliou.

Com a presença comercial em mais de 135 países, o Grupo Roca trabalha em todos os fusos horários e se comunica em dezenas de idiomas. A linha de produtos das marcas do Grupo Roca inclui todos os elementos do banheiro, divididos em diferentes gamas de produto: louça sanitária, metais, colunas de banho, móveis e acessórios, além dos produtos do segmento da Cerâmica. A unidade vai empregar o que há de mais avançado em tecnologia e engenharia de produção. Instalada em terreno de 50 mil m², contará inicialmente com uma área de fábrica e armazém de 10 mil m², que pode ser expandida para até 15 mil m², gerando no período 300 postos de emprego, sendo 150 deles ainda em 2014.

O portfólio combina produtos Premium, que reforçam os conceitos de inovação e design, e produtos que atendem às necessidades reais do mercado. “Com investimento de R$ 44 milhões nesta unidade em Vitória, vamos aqui continuar empenhados em nosso sucesso, pois este êxito se deve à qualidade dos nossos produtos com ênfase em criativos designs, à seriedade de nossa atuação e, principalmente, à postura de fabricante local”, completa Joan Jordà, Managing Director do Grupo Roca Sanitários Brasil.

A Roca contribui decisivamente para a evolução do banheiro para um espaço de conforto, bem estar da família. Ela antecipa o estudo das tendências do banheiro do futuro. “O Grupo é hoje uma referência mundial na produção, inovação, design e sustentabilidade”, asseguram os diretores. Questionado pelo Blog A Voz da Vitória se a fábrica pode produzir peças em cores diversas, os técnicos de produção da unidade em Vitória de Santo Antão responderam que há possibilidade de assim o fazer, todavia em pequenos nichos de mercado. “A produção de peças de metais em outras cores é possível, porém para alguns nichos. No geral, mantemos a cor padrão em razão do mercado neste sentido ainda ser conservador”, atestaram.

Com a nova fábrica de Vitória de Santo Antão, já são nove os centros de produção do Grupo Roca no Brasil, o que significa uma presença em todos os canais de distribuição em todo o território brasileiro, comercializando as cinco marcas Laufen, Roca, Incerpa, Celite e Logasa. A opção por Vitória se baseia pela sua proximidade a 50km do Recife, bem como aos índices positivos da economia pernambucana, pelo qual atesta que Pernambuco é responsável por 13% das vendas dos produtos Roca.

HISTÓRIA

A ROCA nasceu em 1917, em Gavà, perto de Barcelona (Espanha). O Grupo Roca consolidou sua presença no mercado brasileiro em 1999, com a aquisição do grupo Keramik Holding AG Laufen, proprietária das marcas Incepa, Celite e Logasa, líderes nacionais no mercado de louça sanitária. Atualmente, a companhia emprega 3.780 pessoas em suas 9 unidades produtivas de louças, metais sanitários e revestimentos cerâmicos, incluindo a nova unidade fabril no Estado de Pernambuco.

A Roca opera no Brasil com as marcas Roca, Laufen (lançada no Brasil em 2012), Incepa, Celite e Logasa, cobrindo toda a gama de produtos para sala de banho. Seus produtos são comercializados em quase 35 mil pontos de venda espalhados por todo o País. Possui também uma extensa rede comercial, além de um showroom na cidade de São Paulo. A companhia emprega 20.600 pessoas em 76 fábricas instaladas em 18 países, com presença comercial em mais de 135 países nos cinco continentes.

1999: Grupo Roca adquire o controle mundial da empresa KeramikLaufen, um marco histórico na estratégia de expansão internacional. No Brasil, a KeramikLaufen ocupava uma posição de destaque, sendo proprietária das marcas Incepa, Celite e Logasa, líderes nacionais no mercado de louça sanitária. Com essa aquisição mundial, o grupo expandiu fortemente sua presença na América Latina.

2000: Grupo passa a contar com 7 fábricas no Brasil, 3 delas de cerâmica plana.

2003: Remodelação do showroom da Incepa, em São Paulo, que se torna um espaço de exposição multimarcas do Grupo Roca no Brasil.

2004: Ano da consolidação no Brasil, com a abertura de 20 lojas exclusivas da marca Roca

2005: ampliação da fábrica de louças sanitárias de Recife

2010: Início da comercialização de metais sanitários com as marcas Roca e Celite.

2012: Inauguração da nova fábrica Santa Luzia II, junto à fábrica já existente. A capacidade total da unidade fabril supera 4,2 milhões de peças.

2012: Lançamento da marca Laufen no Brasil, posicionada no segmento premium do mercado.

2014: inauguração da fábrica de metais em Vitória de Santo Antão (PE), com as marcas Roca e Celite.

 Confira as imagens…

Momentos solenidade de inauguração da Roca em Vitória. Fotos: Marcio Souza / AVV Imagem

 

Imagens internas da Roca em Vitória. Fotos: Marcio Souza / AVV Imagem