Explosão: Pombos é a mais nova cidade a ficar sem Banco do Brasil
Uma agência do Banco do Brasil foi alvo de explosão em Pombos, entre a Zona da Mata Sul e Agreste de Pernambuco, na madrugada desta terça-feira (03/7). De acordo com a Polícia Civil, além da investida contra o banco, por volta das 2h30, os suspeitos do crime atiraram várias vezes com fuzis e pistolas contra a Delegacia e o destacamento da Polícia Militar que também ficam no Centro da cidade.
Não há informações sobre feridos durante a ocorrência. Nas redes sociais, imagens mostram o tamanho da destruição causada pela explosão. Por volta das 3h50, viaturas do 21º Batalhão da Polícia Militar (BPM) seguiram para o local do crime. Os assaltantes também colocaram grampos nas vias da área para impedir a reação dos policiais e fugiram. Foram cerca de 15 homens que chegaram ao Centro de Pombos e estavam em três carros e em uma motocicleta.
Ainda de acordo com a Polícia, em pouco minutos, os bandidos conseguiram abrir dois dos três caixas da agência, localizada na Rua Joaquim Falcão. A PM informou que eles conseguiram levar dinheiro, mas não informou a quantia. Na fuga, houve troca de tiros com policiais do Grupo de Apoio Tático Itinerante (GATI). O grupo escapou em direção a uma área rural. O Esquadrão Anti-bombas foi acionado, pois alguns artefatos explosivos foram deixados no interior do prédio.
Pombos se insere aos demais municípios da região, a exemplo de Amaraji, Escada e Glória do Goitá que também passaram por investida criminosa semelhante ano passado, as quais dependem de agências como a do BB e da Caixa para efetivar a movimentação da vida financeira dessas cidades.
Roubo a bancos
Apesar das constantes investidas criminosas a bancos em Pernambuco, o quantitativo ainda está abaixo do que foi registrado em 2017. Esses foram os dados do Sindicato dos Bancários, divulgado na segunda-feira (2). As estatísticas mostram que os assaltos entre janeiro e junho deste ano chegam a marca de 93 ocorrências, quatro a menos que no ano passado.
O Agreste e Região Metropolitana do Recife são os maiores alvos dos grupos criminosos. O primeiro semestre do ano já marca 40 e 21 roubos a bancos, respectivamente. Em 2017, a RMR somou 63 ocorrências deste tipo.
Nova Lei
Em junho, entrou em vigor a Lei 16.388, de 19 de junho de 2018, que obriga a instalação de dispositivos que retardem em pelo menos 20 minutos a tentativa de arrombamento com o uso de marretas, cinzéis, pés de cabras ou materiais semelhantes, ou que impeçam a instalação de explosivos em caixas eletrônicos nos bancos de Pernambuco.