Em Vitória, após revoada de aliados, André Carvalho oficializa candidatura a prefeito
Os partidos PDT e Rede Sustentabilidade da Vitória de Santo Antão, na Mata Sul pernambucana, oficializaram na noite da última terça-feira (30.07), na Convenção Municipal, o vereador André Carvalho, de 36 anos, para disputar a Prefeitura. O presidente nacional licenciado do PDT e Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, participou do ato na Maçã Verde Recepções, situado no Bairro do Livramento.
A Rede foi que concentrou a chapa de candidatos a vereador do palanque para a disputa de outubro, indicando inclusive o candidato a vice-prefeito, trata-se do policial civil Luiz Andrade, conhecido por Lulinha. O palanque de André sofreu significativa desidratação após Socorrinho da Apami (União Brasil), escolhida inicialmente para ser sua vice, romper com a aliança; e o mais recente foi o rompimento do vereador Carlos Henrique Queiroz (PP), junto com o AGIR, também ter anunciado adesão ao grupo de Aglailson Victor, candidato a prefeito pelo PSB.
“O André Carvalho tem experiência e uma história de luta em prol da cidade. Será um governo voltado para os mais pobres, que é o compromisso do PDT. Vejo a oportunidade de uma vitória que mudará os rumos do Município”, comentou Carlos Lupi, ao lado do Secretário da Criança e Juventude de Pernambuco, Ismênio Bezerra, bem como da vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão, os quais mencionaram o potencial transformador da gestão trabalhista, sobretudo no foco de mais investimentos em Educação, legado deixado por Leonel Brizola, ícone histórico do PDT brasileiro, nome citado inúmeras vezes pelas lideranças do partido.
“O PDT carrega uma história muito forte. A gente tem compromisso com o que liberta. E isso passa pela educação. Brizola abriu o caminho ao mostrar que a escola de tempo integral é necessária”, reforçou Isabella de Roldão, que falou após o discurso do ex-deputado Paulo Rubem, dirigente estadual da Rede.
Em conjunto com o vice Lulinha, André Carvalho garantiu que está preparado para fazer uma “gestão para todos”. “Quero mudar a história da nossa cidade, que tem muita desigualdade. Na Prefeitura, vamos realizar ações que fortaleçam a economia e o social“, explicou, completando: “Vou até o final para ganhar a eleição de Vitória. A nossa Convenção tem participação orgânica, pois o povo acredita no nosso projeto e o nosso programa de governo tem a cara do povo”, vaticinou.
De passagem por Pernambuco, Lupi inaugurou na terça uma agência do INSS em Vicência e uma sala multissensorial em Timbaúba (Mata Norte). O Ministro também passou por Caruaru exclusivamente para se reunir com Zé Queiroz e Wolney Queiroz, dirigentes da sigla no Estado. Ele se reuniu com o comando da pré-campanha de Zé Queiroz a prefeito, cuja candidatura Lupi já assegurou que é prioridade de seu partido. Para então, no início da noite, vir para Vitória de Santo Antão, onde inúmeros pré-candidatos a prefeito, de diversos municípios, prestigiaram a convenção.
Carlos Lupi lembrou que o projeto político de André foi gestado há 12 anos com o movimento “Aposente um Vereador” para esclarecer ao eleitor em quem não devia votar. “Hoje o movimento é para votar em André para prefeito”, instante em que cometeu uma gafe, trocando o nome da cidade por “Vitória da Conquista”, da Bahia, corrigindo em seguida.
Sem citar nomes, André Carvalho respondeu indiretamente quanto ao abandono de seus aliados. “Lamento para quem pula de lado. Meu lado são as pessoas e meu lado é também a periferia da cidade, os bairros e quem mais precisa”, retrucou.
“Eu converso com todo mundo, inclusive com as oligarquias locais, sobre a necessidade de construir um projeto de cidade. Se os aliados não ficam até o fim desse projeto por conta de priorizar a política de conveniência, só lamento para quem muda de lado e esquece as pessoas da periferia da cidade”, asseverou Carvalho.
CHAPA DA REDE
Durante a convenção, também foi formalizada a lista dos candidatos a vereador desse palanque, os quais se destacam o vereador Dr. Saulo Albuquerque e a produtora cultural Hérika Araújo (ambos na Rede Sustentabilidade, federado com o PSol). A expectativa é que ambos os candidatos sejam os mais votados da chapa. Hérika naturalmente é a candidata que poderá absorver os votos da base política de André Carvalho, assegurando a sucessão da vaga e o espaço político do grupo na Câmara Municipal.